Saúde e Defesa Civil
Defesa Civil oferece seminário para crianças e adolescentes no Barro Vermelho
26/07/2025
Unidade municipal foi erguida em terreno municipal e vai triplicar atendimento no bairro
A Clínica Municipal Gonçalense da Lagoinha foi inaugurada nesta sexta-feira (25). A unidade de saúde, que foi construída do zero, foi entregue pelo prefeito Capitão Nelson para a população, que terá os atendimentos da Atenção Básica, raio-x odontológico, oftalmologista e exame oftalmológico. A clínica é a 56ª unidade de saúde entregue pelo prefeito, e vai triplicar a capacidade de atendimento da USF Lagoinha, que será desativada.
“Estamos entregando mais uma unidade para os gonçalenses. A população ficou abandonada por décadas e estamos aqui para dar dignidade aos moradores. O antigo posto era uma casa alugada e eu não podia colocar recursos. Aqui é um prédio da Prefeitura, aqui é do povo e terá mais serviços, incluindo – futuramente – tomografia e mamógrafo através de recursos que o deputado Altineu Cortes mandou para a cidade. As salas já estão preparadas. Estamos todos os dias nos dedicando para transformar a cidade porque ficamos estacionados por muito tempo. Essa entrega traz mais qualidade de vida para a população e mais condições para o trabalhador”, disse Capitão Nelson.
A antiga USF atendia a quatro mil usuários. A nova clínica contará com equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) com capacidade para atender 12 mil pacientes em ambientes completamente humanizados, climatizados e padronizados, como as demais unidades de saúde que foram revitalizadas. O local também fará curativos e inserção na Central de Regulação para os agendamentos de exames e consultas.
O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, lembrou que o prefeito Capitão Nelson herdou uma rede pública de saúde municipal completamente sucateada e com as unidades de saúde em casas alugadas. Os postos não atendiam as exigências necessárias para o funcionamento, já que eram imóveis construídos para serem residências e ainda tinham gasto mensal com aluguel. Sendo imóveis alugados, os governos federal e estadual também não podiam fazer repasses.
“Estamos celebrando mais uma conquista, fruto de trabalho e de muito planejamento que começou com o Plano Estratégico Novos Rumos, através do eixo Cidade Saudável. Com essa unidade nova e própria, mais verbas virão. O deputado Altineu Cortes destina recursos para ajudar São Gonçalo, mas não podia mandar para essas unidades alugadas. Imagina usar o recurso público em um imóvel que não pertence ao poder público? Então, as unidades sempre ficaram precárias, sem condições de ofertar serviços de qualidade para a população gonçalense. Agora, a realidade vai ser outra”, explicou Douglas Ruas, responsável pela elaboração do Plano Novos Rumos quando era secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais.
No local, os gonçalenses terão médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além dos profissionais do eMulti – equipe multiprofissional composta por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. Dentistas e equipes dos programas da Atenção Básica estarão disponíveis, assim como exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.
“A gente sabe o quanto São Gonçalo sofreu até o senhor chegar. Estou falando de gestão, de capacidade, de entrega. O Capitão cuida da nossa cidade como cuida da casa dele. Ele faz as coisas acontecerem e tem um time. Douglas fez um levantamento de quanto São Gonçalo recebia do governo federal e fez São Gonçalo receber mais R$98 milhões por ano para a saúde com o planejamento. Esse dinheiro já era direito de São Gonçalo e a cidade não recebia. As emendas, a gente manda por ano, usa e acaba. Esse outro dinheiro é para a vida inteira. Fico muito orgulhoso dessa vontade, desse olhar, da capacidade que o Douglas teve de organizar as coisas. Nosso município está avançando. A gente não para de trabalhar para levar São Gonçalo para um lugar maior ainda, onde ele merece estar e ainda teremos muitas vitórias”, finalizou Altineu Cortes.
A unidade tem recepção ampla com duas salas de espera, sala multiuso, consultórios multifuncionais, odontológico com escovódromo e ginecológicos, salas de curativo, procedimentos, utilidades, acolhimento, imunização, coleta laboratorial, estoque, esterilização, administração, direção, refeitório, ‘almoxarifado e área livre de convivência.
A clínica obedece todas as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com climatização e acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.
Unidades da rede básica entregues:
1 – Santa Luzia
2 – Robert Koch, Patronato
3 – Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia
4 – José Avelino, Tribobó
5 – Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo
6 – Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra
7 – Badger da Silveira, Tribobó
8 – Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte
9 – José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba
10 – Aníbal Porto, Monjolos
11 – Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro
12 – Luiza de Marillac, Novo México
13 – Irmã Dulce, Trindade
14 – Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado
15 – Flávio Henrique de Brito, Jóquei
16 – Getúlio Vargas, Boa Vista
17 – Candoza
18 – Florença Helena Pereira, Largo da Ideia
19 – Anaia
20 – Victor Chimelly, Paiva
21 – Tancredo Neves, Luiz Caçador
22 – Neuza Goulart, em Palmeiras
23 – José Bruno Neto, Boa Vista
24 – Altair da Silva, Mutuá
25 – Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno
26 – Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina
27 – Adolfo Lutz, Amendoeira
28 – Armando Leão Ferreira, Morro do Castro
29 – Bento da Cruz, Porto Novo
30 – Louis Pasteur, Guaxindiba
31 – Agenor José da Silva, Jardim Catarina
32 – Doutel de Andrade, Maria Paula
33 – Marechal Cândido Rondon, Colubandê
34 – Gladys Rodrigues Ramos Freitas, Santa Isabel
35 – Clínica Gonçalense do Colubandê
36 – Bocayuva Cunha, Gradim
37 – Roberto Silveira, Vista Alegre
38 – Albert Sabin, Salgueiro
39 – Elza Borges, Santa Luzia
40 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina
41 – Josias Muniz, Arrastão
42 – Mariléa Cardoso, Jóquei
43 – David Capistrano, Recanto das Acácias
44 – Água Mineral
45 – Carlos Chagas, Fazenda dos Mineiros
46 – Itaúna
47 – Emílio Ribas, Barracão
48 – Juarez Antunes, Laranjal
49 – Luiz Paulo Guimarães, Laranjal
50 – Ana Nery, Gradim
51 – Bandeirantes
52 – Jardim Catarina I
53 – Floriano Barbosa, Jardim Catarina
54 – Manoel de Abreu, Sacramento
55 – Vista Alegre
56 – Lagoinha
Especializada
Pam Neves – 28.07.23
Ciesg – 17.06.23
Urgência e emergência
HCCOR – 1º/12/2022
Locais em obra de revitalização e construção
1 – Clínica de Neves
2 – USF Wally da Figueira
3 – Mutuaguaçu
4 – Oswaldo Cruz, Amendoeira
5 – João Goulart, Jardim Catarina
6 – Brasilândia
7 – Polo Sanitário Rio do Ouro
8 – PAM Coelho
9 – Hospital de Retaguarda Gonçalense
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados