Início > Desenvolvimento Urbano > Nova Praia das Pedrinhas focará na acessibilidade das pessoas com deficiência

Nova Praia das Pedrinhas focará na acessibilidade das pessoas com deficiência

Compartilhe isso:


Publicado em:  10/07/2025

Projeto das obras em execução inclui rampas e pisos táteis

As obras na Praia das Pedrinhas vão muito além de uma revitalização com urbanismo, aproximação das pessoas com a natureza e paisagismo, incluindo também acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs). As obras tiveram início em 2024 e seguem avançando.

O projeto, gerenciado e fiscalizado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo, inclui piso tátil, rampas, travessia elevadas para pedestres, vagas de estacionamento preferenciais e rota acessível por toda a extensão da orla, visando a acessibilidade universal para todas as pessoas.

A Praia das Pedrinhas é um dos principais cartões postais de São Gonçalo e essas obras visam atender às necessidades tanto dos moradores, pescadores e comerciantes, como dos turistas, proporcionando uma renovação do convívio da população em relação à orla. Garantindo o melhor proveito para todos os públicos, a Semgipe pensou no projeto incluindo acessibilidade e inclusão. A explicação é da secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Rafaela Santana.

“As ações implementadas visam priorizar o pedestre de modo que qualquer pessoa possa caminhar, circular e desfrutar do espaço com facilidade. Nosso objetivo é promover o pertencimento do pedestre a esse ponto turístico e cultural do município, promovendo acessibilidade, segurança e inclusão para todos. Assim, queremos transformar a orla das Pedrinhas em um espaço que seja realmente para toda a população, valorizando o direito de todos de usufruir e aproveitar esse lindo espaço de convivência de forma segura e confortável, disse.

Com um investimento de quase R$ 5 milhões, as obras de infraestrutura englobam a extensão da rua da orla inteira. A captação de recursos para a realização do projeto foi feita pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo, junto ao Governo Federal, por meio dos Ministérios das Cidades e do Ministério do Turismo, obtidos através de emendas parlamentares dos deputados federais Altineu Côrtes e Carlos Jordy.

A primeira parte da obra, do lado esquerdo, já recebeu asfalto, redes de drenagem, padronização das calçadas, esgotamento sanitário e abastecimento de água, numa intervenção simultânea com a concessionária Águas do Rio. Já essa segunda parte da obra, focada na requalificação do calçadão da orla, prevê a criação de espaços de permanência e convivência, com decks pergolados, tanque de areia elevado, um muro de contenção e uma arquibancada para contemplação da baía. Além disso, haverá áreas intercaladas de paisagismo com árvores de várias espécies.

O engenheiro Rafael Teixeira, responsável pela obra, explicou sobre as intervenções que estão sendo feitas no momento.

“Concluímos 180 metros da fundação da base do muro de contenção, além de outros serviços como escavação, reforço e troca de solo. Vamos iniciar outros serviços de fundação das arquibancadas, que promovem uma proximidade maior das pessoas com a água. É lá que elas vão poder aproveitar o pôr do sol e realizar caminhadas, por exemplo. Nessa segunda parte da obra, teremos também saneamento básico, drenagem de água pluvial, calçadas, pavimentação, obras de acessibilidade (rampas de acesso, alargamento de calçadas e piso tátil, por exemplo), dentre outros”, afirmou.

O projeto urbanístico e paisagístico para a orla recebeu menção honrosa do Prêmio ABAP Roberto Burle Marx, na Modalidade Projeto, Categoria Espaço Público e Preservação Histórico-Cultural.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content