Meio Ambiente e Transportes
Nova Praça do Vila Lage começa a tomar forma
03/07/2025
Levantamento da área de soltura reforça a importância da conservação da fauna e o compromisso com o equilíbrio ecológico
Em pleno mês do Meio Ambiente, a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, realizou um balanço que destaca o papel estratégico da unidade na preservação da fauna nativa. O relatório, referente às ações desenvolvidas ao longo de junho, aponta o acolhimento e manejo de 51 animais silvestres, provenientes de resgates e entregas voluntárias da população.
As espécies acolhidas ao longo do mês são um reflexo da rica biodiversidade da região e do trabalho técnico e contínuo realizado pela equipe da ASAS. Entre os animais atendidos, estão exemplares como a preguiça-de-garganta-marrom, jiboia, ouriço-cacheiro, jararaca, carcará, diversas espécies de corujas e aves silvestres como o bem-te-vi e o sanhaço-do-coqueiro.
Após passarem por triagem e avaliação veterinária, os animais foram destinados a diferentes protocolos de atendimento: parte foi reabilitada e devolvida à natureza, enquanto outros foram encaminhados a centros especializados, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), para continuidade dos cuidados.
O secretário de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo, Fabio Lemos, destacou a importância da atuação da área de soltura, especialmente neste mês simbólico.
“A diversidade das espécies resgatadas em junho reforça o quanto o nosso ecossistema é valioso e, ao mesmo tempo, vulnerável. Cada atendimento representa um esforço concreto para restaurar os ciclos naturais e preservar a vida silvestre das nossas áreas protegidas. Nesse sentido, a atuação da ASAS mostra como é possível unir técnica, cuidado e compromisso para proteger a nossa biodiversidade”, afirmou o secretário.
Além do resgate e reabilitação dos animais silvestres, a área de soltura também cumpre um papel relevante na sensibilização da população, promovendo ações educativas e incentivando a preservação das áreas naturais do município. A unidade reforça o apelo para que a população respeite as áreas protegidas e informe as autoridades ambientais sempre que encontrar animais silvestres em situação de risco.
Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS
Telefone da ASAS: (21) 2199-6336
Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba). A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.
E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br
Comando de Polícia Ambiental
Telefone: 0300 253 1177
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados