Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
A Unidade Municipal de Pronto Atendimento de Nova Cidade (Umpa) 24 horas contabilizou 60 mil atendimentos somente nos primeiros cinco meses de 2018. Destes, 15% são atendimentos em pediatria.
“A Umpa é uma das principais referências na área para atendimentos de urgência e emergência da cidade e apresenta um índice de satisfação de 96% com relação aos atendimentos realizados em toda unidade”, conta o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.
Com a capacidade para atender cerca de 500 pacientes ao dia, a unidade hospitalar realiza atendimentos em clínica geral, pediatria, além de exames laboratoriais, que contabilizaram 20 mil atendimentos neste mesmo período, raio-x, eletrocardiograma e inalações.
Moradora do bairro Trindade, a dona de casa Marilina da Conceição, 52 anos, ficou em observação na sala vermelha da Umpa após apresentar um quadro de acidente vascular cerebral(AVC) no último domingo, enquanto realiza uma série de exames e recebeu alta médica na tarde desta quarta-feira(20).
“Esta é a segunda vez em que eu preciso de atendimento de emergência aqui. Há dois meses tive outro AVC e foi a agilidade no atendimento que me salvou de uma complicação. Toda minha família quando precisa de atendimento, recorre a Umpa”, declara ao lado do irmão e da cunhada.
O pequeno Bryan Oliveira, de apenas três anos, já é “sócio” da unidade, segundo sua mãe, a estudante Isabella Oliveira, 23 anos. “Tenho dois filhos pequenos e levados, então estou sempre aqui. Há vinte dias ele caiu e machucou o rosto, dessa vez ele está com um quadro de infecção urinária, fazendo exames paraser liberado. Sempre fomos muito bem atendidos aqui e o melhor, bem próximos de nossa residência”, explica.
Com capacidade para atender até 500 pacientes por dia, a unidade conta com consultórios de pediatria e clínica médica, além de laboratório para a realização de exames, sala de raios-x e de estabilização, sala de inalação, sala de medicamentos além de leitos de observação para adultos e crianças e uma sala vermelha, com leitos para estabilização de pacientes em estado grave.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados