Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
A secretaria de Saúde de São Gonçalo lançou, nesta quarta-feira (20), um mutirão de cirurgias de catarata que vai beneficiar cerca de duas mil pessoas. De acordo com o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, o objetivo é zerar, em até três meses, a fila de espera de pacientes cadastrados no Sistema de Regulação da cidade.
A autônoma Luciana da Cruz Braz, de 45 anos, moradora do bairro Trindade, fez a cirurgia em uma das vistas depois de uma verdadeira via crucis. “Foram três anos entre idas e vindas ao médico, pagando exames e risco cirúrgico. Sem enxergar, caindo na rua e sem vontade de sair, porque não conseguiu ver a pessoas e as coisas. Mas graças a Deus isso vai acabar. Hoje começa uma nova etapa da minha vida”, comemorou.
Além de Luciana, outras 39 pessoas também foram operadas nesta quarta-feira. O aposentado Maurílio Lourival, de 70 anos, morador do Jardim Catarina, também sofreu durante os últimos dois anos para conseguir o procedimento. Ele não vê a hora de voltar assinar os documentos e a ler os livros e jornais.
O serviço está sendo realizado na Oftalmoclínica, unidade especializada no procedimento e conveniada ao SUS. As cirurgias irão acontecer todas as quartas-feiras, sábados e domingos. A meta é atender 40 pacientes por dia.
“A catarata, associada ao envelhecimento da população, é a principal causa de cegueira no mundo. Em São Gonçalo, centenas de pacientes aguardam pela cirurgia há quase dois anos. Mas vamos acabar com esta espera através do mutirão e garantir a estas pessoas, a maioria idosas, uma vida melhor no seu dia a dia”, garantiu o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.
Os pacientes que necessitam da cirurgia e que ainda não estão inscritos no Sistema de Regulação devem procurar a Central de Regulação do município, localizada na Avenida Presidente Kenedy, 333, Centro de São Gonçalo (ao lado da sede do Samu) e os pólos sanitários Washington Luiz, Zé Garoto; Hélio Cruz, Alcântara; Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; Rio do Ouro; e Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados