Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
A expansão do mercado de drones em diversos nichos levou a Prefeitura de São Gonçalo a treinar funcionários da Defesa Civil e da Guarda Municipal para auxiliar os monitoramentos no município. No dia a dia, os drones terão diferentes funcionalidades, como por exemplo, aerofotogrametria (levantamento de detalhes em encostas) e poderão ser utilizados, entre outras missões, para prevenção e alerta a moradores de áreas de risco, em casos de possíveis tempestades, além de monitoramento de espaços públicos, trânsito, meio ambiente, grandes eventos e segurança pública.
Durante o curso, realizado em dois dias, os alunos receberam instruções técnicas e sobre legislação, aula de voo, além de curso teórico e prático para o uso de drones.
Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag, estes equipamentos serão muito importantes para auxiliar as equipes durante mapeamentos de áreas de risco na cidade.
“Hoje só utilizamos fotos terrestres do local mapeado. Os drones ampliarão a cobertura da Defesa Civil e vão auxiliar as equipes em casos de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra e inundações. Quando houver desastres naturais teremos a imagem ampliada da área atingida, o que facilitará a criação do plano de resposta e também trará mais segurança aos profissionais”, explica Haag.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Márcio Everson
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados