Início > Educação > 2ª Expo Eco promove ações de diversas secretarias

2ª Expo Eco promove ações de diversas secretarias

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/09/2019

A programação desta segunda-feira (16) da 2ª Expo Eco, que está sendo realizada por diversas secretarias municipais de São Gonçalo, foi diversificada e contou com palestras e ações dirigidas a estudantes, professores e a todos munícipes de uma forma geral. Um dos pontos de destaque foi a Roda de Conversas realizada pelo Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, que teve a participação de profissionais especializados.

Pela manhã, a Roda de Conversas contou com palestras de Mônica Lacerda e Verônica Amorim. Elas explicaram o que é autismo e como lidar com o autista, por onde começar as terapias e intervenções. Já na parte da tarde, o trabalho teve prosseguimento com Letícia (nutricionista), Fabiana (Fonoaudióloga) e Weliton (psicólogo), que falaram sobre a importância da alimentação do autista, fala verbal e não verbal e o acolhimento familiar.

“Essa é uma oportunidade de divulgar informações de qualidade para o público, para os munícipes, para que possam conhecer um pouco mais sobre o autismo, com explicações e orientações, que podem ajudar familiares e professores a trabalhar com os autistas”, explicou Verônica Amorim, diretora de Centro de Referência Municipal em Autismo.

Também pela manhã aconteceu o encontro com jovens escritores e uma palestra sobre a busca do primeiro emprego, onde os estudantes tiveram oportunidade de obter informações preciosas sobre como e onde se cadastrar para estágio, como se comportar nas entrevistas, entre outras coisas. A ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O Click Sustentável (Secretaria Municipal de Educação) marcou presença a partir das 14h com a arte educadora Ana Sobral. Também houve participação das Escolas Municipais Almirante Dutra e Leonor Corrêa. À noite, foram realizadas palestras sobre agricultura sustentável e Pedagogia (ISAT). A Secretaria de Saúde promoveu ações sobre alimentação saudável, auriculoterapia e prevenção à depressão, ao suicídio e automutilação, com a participação da ONG Cuca Limpa.

Ainda nesta segunda-feira, houve palestras sobre como cuidar do nosso lixo com a equipe da Marquise Ambiental, e o Encontro: Sustentabilidade e Movimentos Sociais CIEDS e HUB BRUN, além de palestras sobre Energia Solar: Investimento x Custo (RCATEC ENGENHARIA). Outro destaque do dia foi a ação “Cuidar das nossas crianças” (Reame e Exército da Salvação), além do Projeto Educ-EcoClube UMIJACE Empreendedorismo Jovem (ONG Guardiões do Mar).

O dia também foi marcado pela ação responsável “Saneamento Básico no Brasil”. Debate Polo CEDERJ – UERJ – SEMMA – SEMED: “O desmatamento na Amazônia” – Debate Polo CEDERJ – UERJ – SEMMA – SEMED sobre “Plásticos Nunca Mais” (ONG Clean Oceans). O público foi presenteado ainda com oficinas de dança das Escolas Municipais Genecy Suhet, Carlos Drummond de Andrade, Filadelfia e Dias Gomes, sempre com a participação da Ako Dance.

Nesta terça-feira (17), a 2ª Expo Eco contará com as palestras “Start PNLD: uma conversa sobre o livro”, com a professora Eneida Guido (Subsecretaria de Ações Pedagógicas da Semed). “Um olhar sobre São Gonçalo”, com Rafael Correa, e “Brincando com a imaginação”, com Tia Cátia Caixa de Ideias. Durante toda a tarde serão realizadas palestras sobre o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), com participação da Polícia Militar.

Também serão realizadas durante todo o dia Clínicas de Meditação com o Núcleo Sahaga Yoga de São Gonçalo. A Associação dos Produtores Rurais e Assentados da Fazenda Engenho Novo-SG promoverá o debate “Agronegócio x Agricultura Familiar. O dia ainda reserva a oficina de empreendedorismo social com o CIEDS.

As ações de saúde ficarão por conta do Curso Cebrac (Medição de pressão e IMC), Secretaria Municipal de Saúde (Prevenção à hipertensão e Diabetes) e professor Maurício Marmelo (Oficina de Primeiros Socorros). Merecem destaque ainda as ações “Biologia é vida – troca de saberes” Polo Cederj, UERJ, SEMMA e Semed, “APAs em São Gonçalo” (SEMMA), “Morar onde?” (Professora Noeli – Olimpíada Brasileira de Astronomia), e “Reflorestar é preciso” (Projeto Renoma).

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content