Início > Saúde > 25ª USF é entregue revitalizada no Engenho Pequeno

25ª USF é entregue revitalizada no Engenho Pequeno

Publicado em:  04/08/2023

Unidade de Saúde da Família Juvenil Francisco Ribeiro foi ampliada para atender 8 mil pessoas

A 25ª unidade de saúde revitalizada da Atenção Básica foi entregue pelo prefeito Capitão Nelson, nesta sexta-feira (4), aos moradores do Engenho Pequeno. A Unidade de Saúde da Família (USF) Juvenil Francisco Ribeiro também foi ampliada para atender 8 mil moradores com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A obra foi realizada com emenda parlamentar enviada pelo deputado federal Carlos Jordy.

“É uma satisfação entregar mais uma unidade totalmente revitalizada. No início do governo, visitando as unidades de saúde, me deparei com vários problemas e os postos sem condições de atender dignamente a população. Hoje, entregamos mais uma unidade reformada: é a 25ª de 117 em São Gonçalo. Queremos dar uma condição digna de atendimento para todos os gonçalenses”, disse o prefeito Capitão Nelson Ruas.

Para a entrega desta unidade, o chefe do Executivo contou com a ajuda de verba federal vinda de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Jordy.

“Antes, os deputados federais tinham receio de destinar dinheiro para São Gonçalo porque os governantes não tinham credibilidade. Hoje, a gente mostra que está usando a verba como deve ser. Somos uma engrenagem, preciso do time unido. Não faço nada sozinho. Transformar uma cidade sozinho, eu não consigo! Por mais que me dedique”, disse o Capitão.

O deputado estadual Douglas Ruas lembrou de como tudo começou através do Plano Estratégico Novos Rumos, que tem o eixo Cidade Saudável – dedicado exclusivamente à saúde com o objetivo de promover toda a reestruturação da rede pública municipal com recursos próprios e parcerias. O Plano Estratégico foi desenvolvido por ele, enquanto secretário da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe).

“Precisamos da parceria para tirar esse projeto do papel. É mais uma obra de qualidade. E esse é o padrão do governo do Capitão Nelson, que é entregar o que tem de melhor para a população. Com essa estrutura, tenho certeza que os servidores farão um brilhante trabalho para melhorar e aperfeiçoar o atendimento à população”, elogiou Douglas Ruas.

O deputado federal Carlos Jordy prometeu continuar conseguindo recursos em Brasília para a cidade.

“Isso aqui me deixa muito satisfeito porque é a prova de que podemos fazer coisas boas na política. O prefeito foi me pedir recursos para saúde e eu disse que ia enviar R$5 milhões, mas com a condição de fazer a revitalização deste posto. E isso não vai ficar por aqui. Vamos dar continuidade ao trabalho do Capitão. Meu gabinete está sempre aberto para trazer mais projetos e mais emendas para melhorar a vida do gonçalense”, prometeu o deputado Carlos Jordy.

Depois de entregar a 25ª unidade revitalizada da Atenção Básica, além do PAM Neves, o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), em Vila Três; e o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), em Lagoinha, o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha, pediu que os servidores realizem os seus trabalhos com muita dedicação.

“Fico muito feliz de participar dessa evolução na área da saúde. Todas unidades entregues nesse nível, com tudo de primeira linha. Mas precisamos que os servidores acolham bem quem for procurar atendimento. A unidade está maravilhosa, mas preciso muito que todos os funcionários cuidem bem dela. Precisamos de empenho, dedicação e amor naquilo que se faz. Se a pessoa não tiver, não vai dar certo. Espero que a população seja bem atendida para fazer essa estrutura valer a pena”, destacou o secretário.

A USF conta com cinco consultórios, incluindo dois odontológicos e um ginecológico, sala de vacina, curativo, procedimentos, coleta de sangue, estoque, administração e recepção. A construção segue todas as normas e protocolos de instalação e acessibilidade do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A unidade tem ambientes humanizados, climatizados e com acessibilidade: banheiros adaptados com campainhas de alerta, rampas, piso tátil e barras.

O espaço contará com duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) compostas por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde cada uma. A unidade também terá dentistas, equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio e administrativas.

Além dos profissionais, todos os programas da Atenção Básica estarão disponíveis: pré-natal, planejamento familiar, saúde da criança e do adolescente, hipertensão e diabetes, combate à tuberculose e hanseníase, saúde do homem, da mulher, da população negra e LGBTQIA+, grupo de apoio à amamentação e controle do tabagismo. O espaço também vai oferecer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.

Postos revitalizados entregues:

23 – Neuza Goulart, em Palmeiras

24 – José Bruno Neto, Boa Vista

25 – Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno

Postos em obra de revitalização e construção

1 – Armando Leão, Morro do Castro

2 – Mutuá II