Início > Educação > 2° Arraiá Literário do Lavourão

2° Arraiá Literário do Lavourão

Publicado em:  09/08/2018

O 2º Arraiá Literário do Lavourão, realizado sexta-feira (10), no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Estrela do Norte, foi um sucesso. Uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura, com o tema “80 anos do casal 20 do cangaço: Lampião e Maria Bonita”, o evento pode ser definido como uma mistura de eloquência e poesia, um encontro de várias artes, dirigido com maestria, para fazer da literatura uma experiência de vida, por alguns poucos momentos, que troca a vida real por uma linguagem simbólica do mágico com o abstrato.

O evento contou com barracas diversas com comidas típicas, pula-pula, tobogã e o principal: a pescaria, cujo prêmio era um livro didático, além de oficinas de cordel com a participação dos autores Zé Salvador, Erick Bernardes, Janne Duarte e Angela Moreira. Na Biblioteca Municipal aconteceu a contação de histórias para as crianças.

Durante o arraiá várias escolas do município se apresentaram. Representando a E.M. Alberto Pasqualini, os alunos da professora Maria Fernanda Barcellos trouxeram a música de Moraes Moreira, “Forró do ABC”; os alunos da professora Rita de Cássia Perdigão, da mesma escola, apresentaram a música do Dominguinhos, “Isso Aqui Está Bom Demais”; a UMEI (Unidade Municipal de Ensino Infantil) George Savalla Gomes trouxe a música “A Borboleta”, de Vinícius de Moraes, coreografado pelas professoras Júlia Antunes e Flávia Amolinário. Também estiveram presentes os alunos do EJA da E. M. Manna Júnior e do Instituto de Educação Clélia Nanci, que trouxe um pout-pourri de músicas de quadrilha. A apresentação musical ficou a cargo do músico Terto Jr. que não deixou ninguém parado com o seu teclado, tocando sucessos nordestinos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a Elba Ramalho.

Para o secretário de Cultura e Turismo e Fundação de Artes de São Gonçalo, Carlos Ney Ribeiro, “as equipes da Educação e Cultura estão de parabéns pelo trabalho realizado em conjunto. No ano passado o evento ficou somente a cargo da Cultura, esse ano a Educação veio somar, juntos vamos mais longe, agradeço a participação de todos para o sucesso do evento,” finalizou Carlos Ney.

O secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes, destacou: “Quero parabenizar a todos envolvidos na realização do Arraiá Literário e agradecer o empenho para este sucesso, que sem dúvida não seria possível sem essa união, que tem sido o norte da administração municipal”, concluiu o professor José Augusto Nunes.

O encerramento do Arraiá Literário foi realizado pela Cia. Impacto do Forró, que se apresentou em formato Pocket Show, (uma apresentação com número reduzido de músicos em relação a formação original), que interagiu com o público que não parava de dançar e cantar e só arredou o pé quando soou a última nota musical.

Fonte: Semed