Início > Saúde > 100 dias de governo: Mais de 300 mil pacientes atendidos em SG

100 dias de governo: Mais de 300 mil pacientes atendidos em SG

Publicado em:  11/04/2017

A rede municipal de saúde de São Gonçalo atendeu nos 100 primeiros dias de governo do prefeito José Luiz Nanci 308.939 pessoas. Os números foram fechados nesta segunda-feira (10) pelo secretário de Saúde, Dimas Gadelha, e representam um aumento na oferta de serviços em torno de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente nas unidades de urgência e emergência, que englobam os prontos-socorros Central, de Alcântara e o Infantil, e as Unidades Municipais de Pronto Atendimento Municipais (Umpa) de Nova Cidade e Pacheco, foram 68.798 pacientes.

“Minha maior preocupação é cuidar bem dos gonçalenses e da nossa cidade. Esse é um compromisso que assumi antes mesmo de ser prefeito. Sou médico e atuei por quase 40 anos em São Gonçalo, por isso conheço bem as demandas da população. Quero que a cidade cresça e nesse contexto enxergo a necessidade de garantir a saúde das pessoas. Nos primeiros dias de governo, realizamos muitas ações voltadas ao combate à doenças, além de mutirões de cirurgias e exames. Sei que precisamos avançar ainda mais, para que os gonçalenses se sintam, de fato, bem amparados pelo governo. É isso que estou cobrando da minha equipe”, garante o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci.

A descentralização de serviços e instalação de novos equipamentos, como um moderno tomógrafo no Pronto Socorro do Zé Garoto e aparelhos de densitometria óssea e ultrassonografia no Hospital Luiz Palmier, ampliaram a rede atendimento à população. O secretário de Saúde garante que a determinação do prefeito é continuar descentralizando os serviços com objetivo de garantir um atendimento mais rápido, eficaz e humanizado aos pacientes.

“A secretaria de Saúde traçou ações, programas e projetos para este ano. O prefeito, que também é médico, conhece de perto toda a rede de atenção à saúde e nos determinou uma série de intervenções. Uma delas é a transferência da maternidade municipal para o prédio onde funciona o Pronto Socorro do Alcântara. O objetivo é garantir mais leitos e um atendimento ainda mais humanizado. Toda a estrutura do pronto socorro irá ficar junto ao Complexo Luiz Palmier, no Zé Garoto”, explicou o secretário, acrescentando que outra medida para beneficiar a população foi a abertura do Centro de Diagnóstico por Imagem aos sábados.

A maternidade Luiz Palmier realizou nos últimos três meses 9.827 atendimentos médicos, com exames e consultas, e fez 1.190 partos. A rede de Estratégia da Saúde da Família, que engloba os postos de saúde e as clínicas gonçalenses do Barro Vermelho e do Mutondo, realizou 100 mil atendimentos cadastrados, enquanto o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) cuidou de 12 mil pacientes acamados em suas residências.

O laboratório Municipal, instalado no Barro Vermelho, fez 38 mil exames. Técnicos percorreram cinco unidades básicas de saúde, contabilizando 25 pontos de coleta por todo município para a realização de exames nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Urinálise, Microbiologia, Imunologia, Hormônios e Parasitologia. Entre os exames realizados, estão hemograma, glicose, úreia, creatina, ácido úrico, fosfatase alcalina ggt, grupo sanguíneo, bilirrubina total e direta, sódio, potássio,TGO, TGP, triglicerídeos, HDL, LDL, lipidograma, cálcio, fósforo. Exames de urina EAS, exames de Fezes, exames complementares, hemoglobina glicosilada, além de exames complementares, como hemoglobina glicosilada, TSH, T3, T4, LH, FSH, estradiol, ferritina, testosterona, PSA, prolactina, progesterona, HIV, hepatites virais, citomegalovírus, herpes, VDRL, rubéola, toxoplasmose e VHS.

Já o Núcleo de Apoio à Saúde Família (Nasf) atendeu, nos últimos três meses, 10 mil pessoas através das academias da saúde. O trabalho tem como objetivo ampliar a abrangência das ações de atenção básica e fornecer integralidade da atenção centrada na família, com orientação dos profissionais e participação comunitária. A Secretaria de Saúde está finalizando projeto para implantar fisioterapia nas unidades, uma vez que 70% do público-alvo é composto por idosos.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira