de Setembro de 2019

Mostra de dança no Teatro Carequinha

No próximo sábado (13/07), alunos do Espaço Municipal de Dança Cláudio Rodrigues de Mattos vão apresentar um vasto repertório de coreografias, no palco do Teatro Carequinha, que fica em Neves. A mostra de dança colocará em prática os trabalhos desenvolvidos com os bailarinos ao longo do último semestre, revelando a evolução de cada um deles durante esse período. O evento começará às 16h e tem classificação etária livre, sendo indicado para todas as idades.

O Espaço Municipal de Dança Cláudio Rodrigues de Mattos tem motivos para comemorar, e tem feito isso da melhor forma: nos palcos! Com a expressiva marca de 100 alunos/bailarinos matriculados, com alunos a partir de 3 anos de idade, a mostra de sábado (13) vai destacar o desenvolvimento de cada um no último semestre.

Para as apresentações, os alunos serão divididos em grupos, de acordo com a idade e o estilo da dança, e cada um desses coletivos apresentará duas coreografias, em média. O espaço municipal oferece formação em balé e em danças urbanas (ou street dance).

As performances foram desenvolvidas durante as aulas pelos professores de balé Gabriel Henrique e Thaís Machado; e o professor de danças urbanas (street dance) Leonardo Mendes. O evento contará ainda com apresentação do Grand K Estúdio de Dança, grupo convidado da mostra.

“Temos alunos a partir dos 3 anos de idade e esse evento é muito importante, sobretudo para eles e para quem os acompanha, como pais e amigos, por exemplo. É um ciclo de trabalho que se fecha no semestre e destaca o desenvolvimento de cada aluno/bailarino. É muito gratificante vê-los crescendo e enxergando novos horizontes”, afirma a diretora do espaço, Cátia Fajardo.

O Teatro Carequinha fica na Rua Oliveira Botelho, s/nº, Neves, São Gonçalo. Ingressos populares a R$ 10.

Conhecendo o Espaço Municipal de Dança Cláudio Rodrigues de Mattos – Muito além dos palcos e das paredes do centro de formação, o espaço de dança também contribui muito, e diariamente, com o desenvolvimento pessoal de muitos alunos, dando esperança a pessoas que nunca tiveram contato com a arte, possibilitando enxergarem novas formas de comportamento e de vida. “Trabalhamos a questão sociocultural, emocional, buscamos ajudar de verdade. Assim como fazer os alunos enxergarem a importância do comprometimento com a dança”, avalia Cátia Fajardo.

Atualmente, a escola atende a 120 alunos, entre crianças, adolescentes – alunos da rede pública de ensino – e alguns adultos. O espaço oferece aulas de balé, danças urbanas (street dance) e capoeira, e funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h.

Para aguçar ainda mais os instintos, os alunos participam de mostras semestrais, como a de sábado (13/07/19), e também se apresentam em eventos dentro e fora de São Gonçalo.

“É um trabalho muito importante, pois oferece novas opções para esses alunos. Muitos se interessam e passam, inclusive, a atuar no ciclo produtivo da dança e espetáculos em geral. É um projeto apoiado 100% pelo prefeito José Luiz Nanci que vem dando ótimos resultados, dentro do contexto sociocultural e profissional”, afirma o secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Carlos Ney Ribeiro.

O Espaço Municipal de Dança Cláudio Rodrigues de Mattos é gerido pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), e Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG), e fica na Estrada da Conceição 1.111, Porto do Rosa/Mutuaguaçu, São Gonçalo.

São Gonçalo, 10/07/2019

Fonte: Ascom SMTC