de Setembro de 2019

Espaço Rosa realiza ação de Dia das Mães em shopping

O Espaço Rosa, realizou no último sábado(11), um grande evento com atividades de saúde, beleza e bem-estar com o objetivo de levar alegria e autoestima as pacientes da unidade que passaram ou estão passando pelo tratamento contra o câncer. Sorrisos, abraços e gratidão, estavam presentes na tarde de encontros e troca de saberes.

"É um trabalho que migrou da área médica para o afeto, amizade, apoio. O Unidas pela Vida virou uma família e hoje, temos aqui companheiras antigas e novas mulheres, que acabaram de entrar nessa luta e que precisam do apoio de vocês para vencer essa guerra. Poder comemorar esta data tão relevante é desenvolver o verdadeiro papel proposto pelo Espaço Rosa: o fortalecimento de vínculos e integralidade", avalia o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Segundo a coordenadora da unidade, Patrícia Silva, a intenção é levantar a autoestima das pacientes da unidade com atividades e presenteá-las no Dia das Mães "Foi um dia emocionante, onde elas puderam compartilhar os medos e aflições com profissionais qualificados que entendem o que cada uma delas está passando, independente da fase da doença", assegura.

Durante a programação, ocorreram três palestras para abordar temas sobre a saúde das mulheres que precisaram fazer o tratamento de quimioterapia, alopécia e lúpus. A primeira foi com a nutricionista, Dra. Leandra Nepomuceno, dando dicas sobre “Alimentação saudável”, logo após, houve uma apresentação com o fisioterapeuta oncológico, Paulo Gonçalves, que falou sobre “A importância da fisioterapia na paciente com câncer de mama”. Por fim, a psicóloga Marcely Quirino, palestrou sobre o tema: “Resgatando a autoestima”. Além disso, outras atividades foram realizadas, como a doação de cabelos e de perucas para mulheres que estão em tratamento, almofadas em formato de coração para mulheres que passaram pela mastectomia e um dia de beleza com a maquiadora Kelly Monteiro e sua equipe.

Uma das pacientes que chegaram cedo ao local, foi a Jussara de Paula Fonseca, 53 anos. Moradora de Maria Paula, ela descobriu a doença em novembro de 2017, ao fazer o autoexame da mama durante o banho. Hoje, após oito sessões de quimioterapia e 15 sessões de radioterapia, ela comemora o dia das mães ao lado da filha, a estudante Priscila Fonseca, 24 anos.

"Acompanhei minha mãe em todos os momentos, na época da baixa imunidade, das dores. Hoje sinto um alívio total mas era ela quem passava força e segurança pra gente", conta a filha.

No mesmo local, acontece até o dia 30 de maio, a exposição de fotografias "Unidas pela Vida", ensaio fotográfico com 23 mulheres que passaram pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama.
O São Gonçalo Shopping fica na Avenida São Gonçalo, número 100, no Boa Vista, em São Gonçalo. O evento acontecerá na loja 236, 2° piso, ao lado da Le Potiche. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, através da Coordenação do Espaço Rosa, e acontece no horário de funcionamento do shopping, na loja 236.

São Gonçalo, 14/05/2019

Autor: Marcelle Corrêa