São Gonçalo, 25

de Junho de 2019

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

UMEI Margarida Maria recebe ações de nutrição


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Mais uma vez, a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS), realizada pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan), atuará em creches de São Gonçalo com atividades de nutrição. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, acontecerá nesta quarta-feira (15), das 8h30 às 15h, na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Margarida Maria Garcia de Araújo, na Venda da Cruz. O objetivo é potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, através da adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças de 6 a 48 meses.

“As crianças dessa faixa etária necessitam de uma atenção especial. Por isso que é realizada essa fortificação com vitaminas, reduzindo a prevalência de anemia, deficiência de ferro e melhora na ingestão de micronutrientes. As vitaminas oferecidas em pó auxiliam na prevenção e no controle de doenças causadas pela falta de nutrientes”, informa Jefferson Antunes, secretário municipal de Saúde.

Durante a ação, ocorrerão atividades de antropometria (estudo das medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano), sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), educação alimentar nutricional e uma oficina de compostagem de hortas orgânicas.

A coordenadora municipal de Nutrição, Marcia Prata, afirma que o trabalho consiste também na orientação da educação alimentar e nutricional com os pais, estendendo para todas as creches. “A anemia é apontada como um determinante que prejudica o desenvolvimento das crianças, que precisam de suplementação de ferro. A carência de alguns nutrientes nos primeiros anos de vida prejudica o desenvolvimento de diversas formas. Considerando que a maior parte das refeições são feitas nas creches, torna-se necessário realizar atividades com os pais e professores, uma vez que serão os multiplicadores das informações. A ideia é fortalecer sempre a importância de uma boa alimentação que contribua com o desenvolvimento, promovendo saúde e prevenção de doenças”, explica.

Segundo o Ministério da Saúde, o ferro é um dos micronutrientes de maior dificuldade de se atingir as recomendações dietéticas apenas pela alimentação, principalmente pelas crianças, por conta do pequeno volume ingerido. Logo, é uma das vitaminas mais importantes a serem inseridas no cotidiano dos pequenos.

O NutriSUS é um programa do Governo Federal que busca contribuir com o desenvolvimento da criança por meio da prevenção de doenças nutricionais. Atualmente, cerca 1000 crianças estão suplementadas de 13 creches do município que estão incluídas no cronograma, são elas: UMEI Professora Natalina Muniz de Oliveiras – Palmeiras; UMEI Professora Cremilda Rodrigues da Cunha – Santa Izabel; UMEI Professor Djair Cabral Malheiros – Morro do Castro; UMEI Pastor Benedito Panisset – Gradim; Jardim de Infância Menino Jesus – Boaçu; UMEI Formando Vidas – Mutuaguaçu; UMEI Maria da Glória Borges Leite – Centro; UMEI Margarida Maria Garcia de Araújo – Venda da Cruz; UMEI João Cabral de Melo Neto – Vista Alegre; UMEI Manoel de Souza – Jardim Catarina; UMEI Pastora Margareth Ribeiro Araújo – Jardim Alcântara; e UMEI Augusto César Morett Silva – Rio do Ouro.

São Gonçalo, 14/05/2019

Fonte: Ascom

Autor: Raquel Muniz

Foto: Divulgação

Número de acesso(s) : 339

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Vigilância Ambiental realiza ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;

Policiais da DEAM e 72ª DP são imunizados contra a gripe;

Espaço Rosa incentiva a doação de cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer;

Programa de saúde do idoso realiza ação de conscientização no São Gonçalo Shopping;

Centro Dia do Idoso celebra Dia de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa;

SG estende vacina da gripe para toda população;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min