de Junho de 2019

UMEI Margarida Maria recebe ações de nutrição

Mais uma vez, a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS), realizada pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan), atuará em creches de São Gonçalo com atividades de nutrição. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, acontecerá nesta quarta-feira (15), das 8h30 às 15h, na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Margarida Maria Garcia de Araújo, na Venda da Cruz. O objetivo é potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, através da adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças de 6 a 48 meses.

“As crianças dessa faixa etária necessitam de uma atenção especial. Por isso que é realizada essa fortificação com vitaminas, reduzindo a prevalência de anemia, deficiência de ferro e melhora na ingestão de micronutrientes. As vitaminas oferecidas em pó auxiliam na prevenção e no controle de doenças causadas pela falta de nutrientes”, informa Jefferson Antunes, secretário municipal de Saúde.

Durante a ação, ocorrerão atividades de antropometria (estudo das medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano), sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), educação alimentar nutricional e uma oficina de compostagem de hortas orgânicas.

A coordenadora municipal de Nutrição, Marcia Prata, afirma que o trabalho consiste também na orientação da educação alimentar e nutricional com os pais, estendendo para todas as creches. “A anemia é apontada como um determinante que prejudica o desenvolvimento das crianças, que precisam de suplementação de ferro. A carência de alguns nutrientes nos primeiros anos de vida prejudica o desenvolvimento de diversas formas. Considerando que a maior parte das refeições são feitas nas creches, torna-se necessário realizar atividades com os pais e professores, uma vez que serão os multiplicadores das informações. A ideia é fortalecer sempre a importância de uma boa alimentação que contribua com o desenvolvimento, promovendo saúde e prevenção de doenças”, explica.

Segundo o Ministério da Saúde, o ferro é um dos micronutrientes de maior dificuldade de se atingir as recomendações dietéticas apenas pela alimentação, principalmente pelas crianças, por conta do pequeno volume ingerido. Logo, é uma das vitaminas mais importantes a serem inseridas no cotidiano dos pequenos.

O NutriSUS é um programa do Governo Federal que busca contribuir com o desenvolvimento da criança por meio da prevenção de doenças nutricionais. Atualmente, cerca 1000 crianças estão suplementadas de 13 creches do município que estão incluídas no cronograma, são elas: UMEI Professora Natalina Muniz de Oliveiras – Palmeiras; UMEI Professora Cremilda Rodrigues da Cunha – Santa Izabel; UMEI Professor Djair Cabral Malheiros – Morro do Castro; UMEI Pastor Benedito Panisset – Gradim; Jardim de Infância Menino Jesus – Boaçu; UMEI Formando Vidas – Mutuaguaçu; UMEI Maria da Glória Borges Leite – Centro; UMEI Margarida Maria Garcia de Araújo – Venda da Cruz; UMEI João Cabral de Melo Neto – Vista Alegre; UMEI Manoel de Souza – Jardim Catarina; UMEI Pastora Margareth Ribeiro Araújo – Jardim Alcântara; e UMEI Augusto César Morett Silva – Rio do Ouro.

São Gonçalo, 14/05/2019

Autor: Raquel Muniz