de Junho de 2019

Prefeito se reúne com secretário estadual de Saúde

Clique na imagem para ver a foto ampliada.
O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, e o secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes, se reuniram na tarde desta segunda-feira (13) com o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos. Em pauta, a aquisição de incentivos para a cidade, para auxiliar na criação de um Centro Cardiológico, para a realização de cateterismo e implante de marca-passo, e Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que irá oferecer assistência especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico, estadiamento e tratamento.

"Iremos habilitar hospitais que comportem os programas para que nossos pacientes sejam tratados aqui e, não mais, serem regulados para outras cidades", declara o prefeito, José Luiz Nanci.

Na ocasião, também foi solicitado incentivo para a realização de mais um mutirão de catarata no município. Hoje, a fila para a realização da cirurgia conta com cerca de 1.800 pessoas, mesmo com a realização de três mutirões nos últimos dois anos.

"A catarata, associada ao envelhecimento da população, é a principal causa de cegueira no mundo. Em São Gonçalo, centenas de pacientes aguardam pela cirurgia mas queremos acabar com esta espera através do mutirão e garantir a estas pessoas, a maioria idosas, uma vida melhor no seu dia a dia", garantiu o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

O secretário estadual elogiou a Maternidade Municipal, o Hospital Luiz Palmier e a recém realizada habilitação feita pelas duas Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade e Pacheco. Com a formalização, as unidades dobrarão a capacidade de atendimento e terão cirurgias custeadas com verbas federais de R$200 mil para cada unidade.

O secretário de Estado realizará, ainda, um incentivo à ampliação na cobertura da atenção básica em São Gonçalo, através de um cofinanciamento.

São Gonçalo, 13/05/2019

Autor: Marcelle Corrêa