de Junho de 2019

HLP realiza abertura do 1º Encontro de Enfermagem

No último sábado (11), a Secretaria Municipal de Saúde realizou a abertura do 1º Encontro de Enfermagem do Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto. O prefeito José Luiz Nanci esteve presente e falou sobre a importância da enfermagem nos atendimentos de saúde. "A humanização do trabalho de enfermagem é essencial, já que é o profissional que mais tem contato com os pacientes. Gostaria de parabenizar cada um que atua na rede de saúde do nosso município", explica.

Com o tema "Enfermagem, Saúde Mental e os dias atuais", o evento visa chamar atenção aos profissionais que ficam na linha de frente do atendimento e além de enfrentar estresse, muitas vezes sofrem pressão e sobrecarga, gerando casos de depressão e ansiedade. "Existe um alto índice de doenças psiquiátricas relacionadas aos profissionais. Queremos refletir, através das palestras, sobre o bem-estar psíquico deles", dispara o diretor do HLP, Eraldo Azevedo.

A abertura do ciclo de palestras foi realizada pela enfermeira Ilzineia Ribeiro, que atua na unidade há dez anos. Sua palestra abordou o tema: O papel do enfermeiro preceptor como referência, como uma tentativa de buscar uma maior receptividade para os acadêmicos, mostrando a importância deles sendo inseridos no campo do estágio. "É um desafio, queremos quebrar esse paradigma de competitividade gerada entre os profissionais, devemos nos apoiar", explica.

De acordo com o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, investir na humanização passa por ouvir e qualificar os profissionais da rede.

"Para além da revitalização dos espaços é fundamental também pensar a formação e o investimento nos profissionais que ocupam esses lugares. Valorizar e ouvi-los são partes também da promoção do bem-estar e da qualidade dos serviços para toda a população!", afirmou.

As próximas palestras, que acontecem sempre às 15h e 16h, serão realizadas na quarta-feira (15), com os temas "Relacionamento interpessoal", às 15h, e "A dinâmica da regulação e seus desdobramentos", às 16h. Na quinta-feira (16) é a vez dos temas "Estresse profissional" e "Sensibilidade do olhar da liderança". Para fechar o evento, na sexta-feira os temas serão "Reforma psiquiátrica e a política atual de saúde pública" e "A importância dos serviços de saúde mental no município de São Gonçalo".

A programação é voltada para todos os profissionais da área de enfermagem e as inscrições serão feitas no Hospital Luiz Palmier, onde também acontecerão todas as atividades. Os interessados devem chegar antes do horário previsto para realizar o cadastro.

São Gonçalo, 13/05/2019

Autor: Marcelle Corrêa