de Setembro de 2019

São Gonçalo participa de Painel do Desenvolvimento Sustentável

São Gonçalo esteve presente durante a realização do evento Painel do Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu neste sábado (11), em Guapimirim. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca e Trabalho, Evanildo Barreto, e o subsecretário de Agricultura e Pesca, Alex Brás, representaram o município.

Comandado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes, o evento teve como objetivo apresentar as ações da Secretaria de Estado e abrir oportunidades de parcerias e cooperações com os municípios e entidades representativas, visando o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e do agronegócio no território fluminense.

"A pesca e a agricultura são áreas importantes e que devem ser melhor exploradas em São Gonçalo. Nossa cidade tem grande vocação para isso e precisamos potencializar as qualidades do nosso território. Enquanto poder público, temos o dever de buscar ferramentas para avançar nesses quesitos", declarou Evanildo.

Na última quinta-feira, Evanildo Barreto e Alex Brás ainda participaram de reunião na Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), onde discutiram propostas de ações conjuntas para o desenvolvimento do setor da pesca em São Gonçalo.

“O município vai avançar com investimentos na área pesqueira, uma das mais importantes forças da economia gonçalense. A pesca é uma atividade econômica muito forte no nosso município e os pescadores precisam de apoio e valorização. A Fiperj vai ajudar São Gonçalo no conhecimento de políticas públicas voltadas para o setor, cursos de qualificação como os de beneficiamento e de manipulação de pescado, piscicultura, projetos para financiamento e aumento do mercado consumidor com a possibilidade de inserir o peixe na merenda escolar”, explicou o presidente da Fiperj, Vicenildo Medeiros.

São Gonçalo, 13/05/2019

Autor: Aaron Cesar