de Setembro de 2019

Prefeito visita Clínica Municipal do Mutondo

O Prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, visitou na manhã desta segunda-feira (13) a Clínica Municipal Gonçalense, no bairro Mutondo. Na ocasião, conversou com médicos, enfermeiros e pacientes sobre os serviços prestados no local. A unidade, que realiza em média 20 mil atendimentos ao mês, garante assistência aos pacientes cadastrados nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e também a livre demanda.

"A clínica recebe pacientes de toda cidade e, por isso, ampliamos o número de serviços. É muito bom chegarmos em uma unidade e vermos que tudo está funcionando e com pacientes satisfeitos", conta o Prefeito.

Atualmente, a unidade conta com oito consultórios médicos, quatro consultórios odontológicos que realizam todos os procedimentos de saúde bucal da atenção básica, como aplicação de flúor, limpeza, restauração, raspagem, extração e emergências odontológicas. Todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação também estão disponíveis na unidade, inclusive a BCG. Além disso, conta com teste do pezinho, puericultura, coleta de sangue, assistência farmacêutica, preventivo, bolsa família, eletrocardiograma, raio-x, sala de curativos, sala de teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites, sala de inalação e esterilização, grupo de aleitamento materno, além da realização de pré-natal de alto risco, que conta com eletrocardiograma, puericultura, planejamento familiar e colocação de Diu.

Somente o serviço de ultrassonografia contabiliza 1.500 atendimentos por mês. Com diversos tipos de exames, dentre oito tipos diferentes de ultrassonografias, como as mais populares: mama e transvaginal, mas também realiza os de translucência nucal, vias urinárias, pélvica e obstétricas.

"Contamos com inúmeros serviços e estamos sempre tentando humanizar cada vez mais os nossos serviços", explica a diretora administrativa, Sabrina Ferreira.

Entre as especialidades mais procuradas estão os atendimentos realizados pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), que promove atendimentos com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e educador físico, que diariamente, realiza aulas de alongamento e outras atividades físicas na Academia da Saúde instalada no local. A equipe também realiza grupos terapêuticos, como o ansiedade, memória, idosos, práticas corporais, correção postural e reabilitação, sequelas neurológicas leves, auriculoterapia e palestras que também são realizadas mensalmente.

São Gonçalo, 13/05/2019

Autor: Marcelle Corrêa