São Gonçalo, 21

de Novembro de 2019

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

Educação Inclusiva ganha Núcleo de Acompanhamento


 Clique na imagem para ver a foto ampliada.
A Secretaria Municipal de São Gonçalo publicou duas portarias nesta sexta-feira (10) que ratificam a preocupação do Município com a Educação Inclusiva. A primeira (Portaria 061) diz respeito ao Professor Docente de Apoio Especializado, que cada vez mais vem sendo solicitado nas escolas de todo País. De acordo com a portaria, este professor é um profissional concursado, que compõe o quadro do Magistério Municipal e está lotado nas instituições de ensino para atender alunos público-alvo da Educação Especial.

“Essa portaria tem o objetivo de normatizar o profissional de apoio no município, valorizando seu trabalho. A demanda por Professores de Apoio Especializado tem aumentado bastante e se faz necessário estabelecer critérios para esse atendimento, garantindo o direito dos alunos e dos profissionais que atuam na área. Uma das determinações, por exemplo, é que o profissional atende de um a três alunos da escola. Mas isso depende também de uma avaliação prévia da direção e equipe pedagógica da Unidade Educacional”, ressalta o Secretário Municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

Entre as atribuições previstas do profissional especializado, na portaria, estão: atuar em classes comuns com alunos em qualquer etapa ou modalidade da Educação Básica ofertadas pelo Município, que necessitem de auxílio em suas atividades de vida diária, atendendo-os principalmente nos aspecto relativos à higiene, alimentação e locomoção; agir de forma colaborativa com o professor regente, a fim de que possam planejar e executar flexibilizações curriculares e adaptações de recursos necessários à participação do aluno público-alvo da Educação Especial, em todas as atividades propostas no cotidiano do ambiente educativo, para que ele tenha acesso ao currículo definido para a turma em que se encontra.

A segunda portaria (062) cria o Núcleo de Acompanhamento de Educação Inclusiva (NACEI), que integrará a estrutura básica da Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de auxiliar a implementação da Política de Inclusão na Rede Municipal de Ensino. A equipe que integrará o NACEI será composta, preferencialmente, de Professor e Orientador Educacional ou Pedagógico, com formação específica em Educação Especial. O quantitativo de professores para a composição do NACEI será de um profissional para cada dez escolas, com previsão de visitas registradas periodicamente.

“O NACEI vai acompanhar a Educação Inclusiva, buscando auxiliar a imp0lementação das políticas públicas de inclusão na Rede Municipal de São Gonçalo. A equipe será itinerante porque vai acompanhar e apoiar o trabalho de todos os profissionais que atuam com inclusão na escola, além de conscientizar a comunidade escolar sobre seus direitos”, explica a Subsecretária de Educação Infantil e Inclusiva, Tatiana Félix.

São Gonçalo, 10/05/2019

Fonte: SEMED

Autor: Selma Araújo

Foto: Divulgação

Número de acesso(s) : 801

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Biblioteca Municipal recebe visita da creche Jardim Bom Retiro;

Ações Pedagógicas realiza o seminário ;

Escolas municipais de São Gonçalo participam do hasteamento da Bandeira na Câmara Municipal;

Educação inaugura "Exposição 440 Olhares em São Gonçalo" nesta semana;

Alunos da Escola Marcílio Dias conquistam medalhas na OBA;

Umei Maria Noêmia faz releitura da obra de Ivan Cruz;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min