de Setembro de 2019

Dia de beleza e saúde marca comemoração pelo Dia das Mães na USF

As homenagens em comemoração ao Dia das Mães já começaram em São Gonçalo. A Unidade Básica de Saúde Família Madre Tereza de Calcutá, em Estrela do Norte, realizou, nesta sexta-feira (10), um evento comemorativo para os pacientes da unidade. A ação, voltada para os moradores das proximidades, contou com diversas atividades e palestras. O objetivo foi estreitar os laços entre a equipe do posto de saúde e a comunidade, oferecendo saúde e assistência.

Na programação, além dos atendimentos básicos, houve aferição da pressão arterial, teste de glicose, marcação de preventivo, cabeleireiro, design de sobrancelha, maquiagem, manicure e higienização facial.

A administradora da unidade, Débora Gonçalves, diz ser uma grande gratificação poder trazer esses serviços à população, principalmente ao público feminino em uma época tão cheia de violência e estresses do dia a dia, como uma forma de descontração. “Queremos que a população conheça todos os serviços que temos e nada melhor do que fazer um dia reservado à saúde e beleza da mulher. Planejamos um momento educativo sobre saúde e prevenção, e depois a liberdade das mães se sentirem mais bonitas e bem consigo mesmas. Fazer um conjunto entre conhecimento, entretenimento, conscientização e acolhimento”, explica.

Ainda ocorreu uma palestra ministrada pela assistente social do Núcleo de Apoia à Saúde da Família (Nasf), Fernanda Sette, que abordou sobre a violência doméstica e suas ramificações. “Vim apresentar a questão da violência doméstica e contra a mulher, seja ela física, psicológica, patrimonial e sexual. Mostrei a diferença entre elas e o que fazer caso presencie uma situação dessa. Expliquei a história e o surgimento da Lei Maria da Penha. Foi um momento de troca de ideias e de tirar dúvidas a respeito do assunto, uma vez que mulheres passam por isso todos os dias”, esclarece.

Além disso, uma equipe do projeto “Brigada em Saúde” da Superintendência de Saúde Coletiva (Susc) foi convidada a demonstrar na teoria e prática o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti na transmissão da Zika, Dengue e Chikungunya. Assim como, os métodos de transmissão, sintomas e prevenção das larvas do mosquito.

A paciente de 67 anos, Noêmia Pereira, é aposentada e se consulta no posto há muitos anos. Quando soube do evento ficou muito entusiasmada com a ideia e os serviços disponibilizados.

“Sou paciente assídua do Dr. Izaque, que é o clínico geral daqui, pois moro aqui na Estrela do Norte mesmo. Minha família toda vem aqui quando precisa por ser um ótimo posto e com pessoas muito atenciosas. Sempre me senti muito acolhida. Uma agente que é minha amiga me mandou um comunicado do evento e não pude perder a oportunidade. Estou doida para fazer a limpeza de pele, as unhas e sobrancelha para no domingo que é Dia das Mães reunir minha família com uma aparência bonita e saudável”, anuncia.

Atualmente, a USF Madre Tereza de Calcutá conta com 4500 pessoas cadastradas e realiza cerca de 800 atendimentos ao mês, com atendimentos de clínico geral, odontologia, pré-natal, puericultura, grupo de tabagismo, preventivo, saúde do idoso, acompanhamento de hipertensão e diabetes, pesagem de bolsa família, vacinação, coleta sangue e planejamento familiar. Além disso, a equipe do Nasf atua com atendimentos em fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e educador físico.

São Gonçalo, 10/05/2019

Autor: Raquel Muniz