de Agosto de 2019

Oficina Vem Brincar leva diversão e alegria para toda família

A Praça Estephânia de Carvalho (Praça Zé Garoto) teve mais um domingo (28) repleto de brincadeiras, atrações musicais e teatrais, e o principal, muita alegria entre a criançada e seus responsáveis. Em torno de 200 pessoas participaram do projeto oficina “Vem Brincar”, iniciativa com ingresso gratuito realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), em conjunto com a Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG). O prefeito José Luiz Nanci esteve no evento e sinalizou o desejo de torná-lo quinzenal.

“Essa iniciativa é muito importante porque reúne as famílias em um clima extremamente saudável e alegre. O local onde a oficina é realizada é de fácil acesso a todos os moradores da cidade. Praticamente todas as linhas de transportes coletivos passam pela Praça Zé Garoto. A proposta é oferecer um ambiente familiar e com segurança, e o projeto tem cumprido bem esse papel”, avalia o prefeito José Luiz Nanci.

Entre as atividades da oficina, recreadores/atores circulam entre a criançada com fantasias de personagens infantis, além de realizarem atividades diversas, posar para fotos e promoverem muita diversão através de apresentações artísticas, como dança e teatro, que são apresentadas aos pequeninos na Lona Cultural Palhaço Carequinha, que fica no interior da praça.

“Aqui é muito bom para as crianças. E o ambiente também é muito agradável para os adultos. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa. Deveria ampliar o projeto”, pede Sônia Regina Abreu, de 67 anos, que participou da oficina junto com o neto de seis anos.

Para a criançada se esbaldar ainda mais, o projeto também oferece pula-pula, brinquedos infláveis e contação de histórias, entre outras atividades. Na edição do último domingo (28), a produção distribuiu senhas para quem quisesse fazer tranças nos cabelos e a procura foi muito grande, consolidando ainda mais o sucesso do evento.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, e presidente da Fasg, Carlos Ney Ribeiro, o importante é integrar as famílias, algo que vem se perdendo ao longo dos últimos anos.

“Nosso objetivo principal é oferecer à população mais acesso à cultura, ao turismo e ao entretenimento de qualidade. A oficina Vem Brincar é um sucesso, e a cada edição mais crianças e adultos participam. Lazer gratuito e de qualidade, lembrando que o evento é uma parceria e, portanto, não representa custos para os cofres públicos”, explica o secretário.

A Praça Zé Garoto – Entre as atrações fixas do local figuram o chafariz, que possui iluminação noturna e foi inaugurado na década de 1960; o busto da professora Estephânia de Carvalho, que dá nome à praça, e brinquedos clássicos, típicos desses espaços urbanos.

Fruto de uma parceria entre a Sofia Produções e a Prefeitura de São Gonçalo, através da SMTC e FASG, a oficina Vem Brincar é pensada para os pais e seus filhos.

Em breve, a Prefeitura de São Gonçalo divulgará a data da próxima edição, do mês de maio. Acompanhe toda programação e ações do governo municipal pelos canais oficiais nas redes sociais e no site pesquisando Prefeitura Municipal de São Gonçalo.

São Gonçalo, 29/04/2019

Fonte: Ascom SMTC