de Outubro de 2019

"Pôsteres e Vinis" no SG Shopping

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), a Fundação de Artes de São Gonçalo e o São Gonçalo Shopping viabilizou a exposição da mostra “Pôsteres & Vinis”, assinada pelo artista plástico Marcelo Toffoli. Entre os nomes mais badalados do cenário atual das artes no Brasil, Toffoli apresenta suas obras na galeria do shopping até o dia 28 de maio, com ingresso gratuito.

Na exposição – inspirada nas capas de discos dos anos 1970 a 1990 –Marcelo expõe cerca de 30 obras que homenageiam grandes nomes da música nacional e internacional, todas trabalhadas em acrílico sobre tela, realismo em grafite e técnicas que utilizam giz de cera.

Os gêneros retratados em suas obras – Rock, blues, jazz e a música popular brasileira – destacam claramente as referências musicais do artista. Entre as obras figuram ícones da cultura pop, nacionais e internacionais, como a cantora Madonna, Elis Regina, Renato Russo, Nirvana, Rita Lee, Elton John, Ray Charles, Pink Floyd.

“É um programa imperdível para quem gosta do mundo das artes. O Marcelo (Toffoli) é um grande artista e sua atual ascensão se explica exatamente pelas suas características. Além de ser um pintor excepcional, é generoso como pessoa e como artista”, opina Carlos Ney, secretário de Cultura e Turismo de São Gonçalo.

Amante da fotografia, Toffoli também atua profissionalmente na área, o que também o ajuda a criar suas peças.

“Meu olhar é sobre belas artes, artes plásticas e o trabalho musical que foi realizado por esses artistas ao longo de suas épocas. Minha expectativa é inspirar o maior número possível de pessoas através da minha arte. Quase toda técnica usada na fotografia eu desempenho nos quadros. Trabalho muito com luzes e sombras, principalmente no grafite”, revela o artista.

Filho da artista plástica Zélia Toffoli, Marcelo conta que, apesar da carreira da mãe, sua escolha profissional não foi inteiramente influenciada por ela. “Eu sempre desenhei o tempo todo e de um tempo pra cá venho expondo com mais frequência e as coisas estão acontecendo”, explica.

Suas obras, inspiradas principalmente em imagens, instrumentos e personalidades, já foram expostas em lugares como Center IV, em Icaraí; a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo e a Casa Heloisa Alberto Torres, ambas em Itaboraí; na Casa das Artes; no Partage Shopping; e no Sintonia Fina, todos em São Gonçalo; no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Lutterbach, em Macuco; no Atelier Celso Bomfim, em Nova Friburgo e na Galeria de Arte, Sala Djanira, do Espaço Cultural Ceperj, em Botafogo. Em novembro de 2018, Marcelo foi artista revelação e recordista de vendas na Expo Arte SP, em São Paulo. Em fevereiro deste ano, também expôs na Sala Leila Diniz, na capital carioca.

O São Gonçalo Shopping fica na Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3513-7200.

São Gonçalo, 24/04/2019

Fonte: Ascom SMTC