de Dezembro de 2018

Aula sobre alimentação saudável na Escola Leonor Corrêa

O Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo promoveu, na última quarta-feira (10), uma palestra sobre alimentação saudável na Escola Municipal Leonor Corrêa, no bairro Trindade. Desta vez, quem sentou nos bancos escolares foram as mães e responsáveis, que ouviram com muita atenção as orientações das nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar no município.

A nutricionista Cleide Rezende explicou que é preciso mudar os hábitos alimentares dentro de casa. “Se você enche a geladeira de refrigerantes, a criança vai aprender a beber refrigerantes. Então, temos que oferecer sucos naturais, que são muito mais saudáveis. Os pais têm papel fundamental porque são espelho para os filhos. As pesquisas mostram o aumento da obesidade infantil e a incidência cada vez maior de doenças como diabetes e hipertensão nas crianças e o grande vilão é a alimentação errada. Precisamos mudar isso e proteger nossas crianças através da alimentação saudável”, afirmou a nutricionista.

Durante o encontro, as estagiárias de Nutrição, que atuam junto ao Departamento, também falaram sobre a grande quantidade de açúcar que alguns alimentos industrializados contêm e mostraram os benefícios para a saúde da utilização de frutas e legumes na alimentação diária. A equipe deu sugestões sobre o que colocar na lancheira das crianças, como frutas, tapioca, pão torrado na chapa, iogurte etc.

Atenta a todas as explicações, Ana Paula Souza Pires, mãe de Bruno, de 12 anos, disse que vai seguir direitinho as orientações. “A palestra está sendo ótima. Meu filho gosta de comer esses produtos industrializados. Mas eu sempre procuro evitar o excesso. A partir de agora vou incentivar ainda mais o consumo de sucos e frutas”, afirmou Ana Paula.

A responsável técnica pela área de nutrição da Secretaria Municipal de Educação, Iracy Barcellos, lembrou a importância de sentar à mesa para as refeições com a família. “Hoje em dia, cada um come de um lado vendo TV e até manuseando o celular. Isso também prejudica a comunicação na família. É preciso trazer a criança para a cozinha, apresentar os alimentos, usar a criatividade para inserir determinados alimentos, que não são muito bem aceitos pelas crianças, mas que são nutritivos e importantes para o seu desenvolvimento”, ressaltou Iracy.

Depois da palestra, as crianças participaram de dinâmicas fazendo o reconhecimento de alimentos com os olhos vendados. As mães também receberam kits com frutas para incentivar sua utilização no cardápio da garotada.

A diretora da escola, Cláudia Márcia Colares, agradeceu a presença de todos e a realização do evento. “Nossa escola está sempre de portas abertas. Cuidar da alimentação das nossas crianças é muito importante para todos nós e fazemos isso com o mesmo carinho, a mesma dedicação que temos na aplicação dos conceitos acadêmicos”, concluiu a diretora.

São Gonçalo, 11/10/2018

Fonte: Semed