São Gonçalo, 18

de Dezembro de 2018

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

Aula sobre alimentação saudável na Escola Leonor Corrêa


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
O Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo promoveu, na última quarta-feira (10), uma palestra sobre alimentação saudável na Escola Municipal Leonor Corrêa, no bairro Trindade. Desta vez, quem sentou nos bancos escolares foram as mães e responsáveis, que ouviram com muita atenção as orientações das nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar no município.

A nutricionista Cleide Rezende explicou que é preciso mudar os hábitos alimentares dentro de casa. “Se você enche a geladeira de refrigerantes, a criança vai aprender a beber refrigerantes. Então, temos que oferecer sucos naturais, que são muito mais saudáveis. Os pais têm papel fundamental porque são espelho para os filhos. As pesquisas mostram o aumento da obesidade infantil e a incidência cada vez maior de doenças como diabetes e hipertensão nas crianças e o grande vilão é a alimentação errada. Precisamos mudar isso e proteger nossas crianças através da alimentação saudável”, afirmou a nutricionista.

Durante o encontro, as estagiárias de Nutrição, que atuam junto ao Departamento, também falaram sobre a grande quantidade de açúcar que alguns alimentos industrializados contêm e mostraram os benefícios para a saúde da utilização de frutas e legumes na alimentação diária. A equipe deu sugestões sobre o que colocar na lancheira das crianças, como frutas, tapioca, pão torrado na chapa, iogurte etc.

Atenta a todas as explicações, Ana Paula Souza Pires, mãe de Bruno, de 12 anos, disse que vai seguir direitinho as orientações. “A palestra está sendo ótima. Meu filho gosta de comer esses produtos industrializados. Mas eu sempre procuro evitar o excesso. A partir de agora vou incentivar ainda mais o consumo de sucos e frutas”, afirmou Ana Paula.

A responsável técnica pela área de nutrição da Secretaria Municipal de Educação, Iracy Barcellos, lembrou a importância de sentar à mesa para as refeições com a família. “Hoje em dia, cada um come de um lado vendo TV e até manuseando o celular. Isso também prejudica a comunicação na família. É preciso trazer a criança para a cozinha, apresentar os alimentos, usar a criatividade para inserir determinados alimentos, que não são muito bem aceitos pelas crianças, mas que são nutritivos e importantes para o seu desenvolvimento”, ressaltou Iracy.

Depois da palestra, as crianças participaram de dinâmicas fazendo o reconhecimento de alimentos com os olhos vendados. As mães também receberam kits com frutas para incentivar sua utilização no cardápio da garotada.

A diretora da escola, Cláudia Márcia Colares, agradeceu a presença de todos e a realização do evento. “Nossa escola está sempre de portas abertas. Cuidar da alimentação das nossas crianças é muito importante para todos nós e fazemos isso com o mesmo carinho, a mesma dedicação que temos na aplicação dos conceitos acadêmicos”, concluiu a diretora.

São Gonçalo, 11/10/2018

Fonte: Semed

Autor: Selma Nogueira

Foto: Girley Oliveira

Número de acesso(s) : 383

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Semimd auxilia em empregabilidade a jovem do Jardim Catarina;

Colheita de Horta Ecológica agita CRAS de Santa Izabel.;

Força-tarefa de limpeza urbana recolhe 900 toneladas de lixo;

Rua do Anaia recebe pavimentação;

Odontomóvel realiza atendimento no Centro Pop;

Transporte Fora de Domicílio atende 1.200 pacientes ao mês;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min