São Gonçalo, 21

de Outubro de 2018

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

Manhã Educadora mobiliza Educação e Saúde de São Gonçalo


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
A Unidade Municipal de Ensino Infantil Margarida Maria Garcia de Araujo, em Venda da Cruz, recebeu na manhã desta quarta-feira equipes das secretarias municipais de Educação e Saúde de São Gonçalo para uma Manhã Educadora, com a realização de diversas ações como vacinação contra HPV, sarampo e poliomielite, roda de conversa sobre sexualidade e saúde da mulher, exibição de vídeo sobre o combate à dengue, além de atividades recreativas com arte e música. Todas as ações são abertas a todos os moradores do bairro.

O secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes elogiou a iniciativa. “Manhã Educadora permite reflexão para atingir valores da educação como respeito, família e ética, buscando compromisso verdadeiro de participação de todos para um bem comum associado ao conhecimento e busca do saber no campo social, econômico e político, formando a cidadania”, ressaltou o secretário.

Enquanto as ações eram realizadas, as crianças tinham oportunidade também de se divertirem com o pula-pula, contação de histórias, oficina de artes com a professora Ana Sobral, e até com apresentação de integrantes da bateria da Escola de Samba Unidos do Viradouro, que fez a alegria da garotada.

A Manhã Educadora faz parte do projeto Bairro Educador, que objetiva fazer com que todos os setores e agentes do município atuem como sujeitos da educação. “O projeto é uma política pública intersetorial que integra saúde, educação, meio ambiente, assistência social, esportes, vigilância sanitária, atenção básica e habitação”, explica o professor Júlio Vidal, da Coordenação de Projetos da Secretaria Municipal de Saúde.

Aproveitando a campanha Outubro Rosa, a assistente social Silvana Pinheiro, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveu uma roda de conversa com as mães e avós de alunos da Umei, além de outras moradoras do bairro. Ela falou sobre sexualidade e prevenção de doenças, principalmente o câncer de mama. Silvana levou cartazes e até um instrumento utilizado no exame de preventivo (Papanicolau) para explicar como é realizado e a sua importância na prevenção de diversas enfermidades. “É importante a gente conversar sobre a saúde da mulher porque, apesar de todas as dificuldades, a prevenção é a melhor forma de preservar a saúde. Meu recado hoje é para que as mulheres não desistam de cuidar do seu corpo e façam os exames de preventivo ginecológico e mamografia, que são fundamentais para o diagnóstico de câncer”, afirmou Silvana.

Já a enfermeira Carmem Lúcia Dalsenter, coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo em São Gonçalo, aproveitou para lembrar que existem 160 unidades capacitadas para atender a população com tratamento contra o tabagismo. “Fazemos tratamento em grupos. Quem quiser participar pode se informar pelo telefone 2712-5009 (Superintendência de Saúde Coletiva)", disse.

A enfermeira Grayce Kelli Capela e a técnica de enfermagem Nilcéia Cunha Alves foram as responsáveis pela parte de vacinação. “Hoje estamos aplicando as vacinas Tríplice Viral, HPV e Poliomielite, com atualização das carteirinhas de vacinação”, informou Nilcéia.

Moradora do condomínio Minha Casa Minha Vida, Residencial Venda da Cruz, Michele Alves de Araujo Melquíades gostou da ação realizada na escola. “As vacinas da minha filha Jamile estão em dia, mas está na hora de se prevenir contra o HPV. É muito importante essa ação e eu estou aproveitando para me vacinar com a Tríplice Viral e ficar protegida também”, disse a moradora.

Paola Prado mora em frente à escola e levou o pequeno Miguel, de apenas 4 anos para se vacinar. “Esta ação é ótima porque envolve toda a comunidade e facilita para os pais que muitas vezes não têm tempo de ir no posto de saúde. A vacina do Miguel estava atrasada, Mas agora ficou regularizada”, afirmou Paola.

Outro destaque da programação foi a palestra de prevenção contra a dengue feita pela equipe do IEC (Informação, Educação, Comunicação e Saúde) da Vigilância Ambiental. Com todo carinho, Izabel Sena explicou para as crianças como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para complementar foi exibido um vídeo reforçando as ações necessárias à prevenção. “É importante que as crianças saibam como evitar a proliferação do mosquito, pois vão chegar em casa e passar essas informações para os pais, transformando-se em multiplicadoras do conhecimento”, explicou Izabel.

São Gonçalo, 10/10/2018

Fonte: Semed

Autor: Selma Nogueira

Foto: Girley Oliveira

Número de acesso(s) : 217

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Semimd auxilia em empregabilidade a jovem do Jardim Catarina;

Colheita de Horta Ecológica agita CRAS de Santa Izabel.;

Força-tarefa de limpeza urbana recolhe 900 toneladas de lixo;

Rua do Anaia recebe pavimentação;

Odontomóvel realiza atendimento no Centro Pop;

Transporte Fora de Domicílio atende 1.200 pacientes ao mês;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min