de Maio de 2018

Atividades diversas marcam início das aulas

A proposta de abrir as portas neste mês de fevereiro com uma escola mais lúdica e interativa na rede municipal de São Gonçalo está sendo seguida com sucesso pelas instituições. A determinação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento homologado em dezembro do ano passado, que estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

Dessa forma, foram realizadas diversas reuniões na sede da Semed com todos os diretores da rede, onde a subsecretária de Ações Pedagógicas, Rejane Adriano, e as coordenadoras explicaram os principais itens da BNCC, orientando sobre o trabalho a ser desenvolvido nas escolas. O resultado já começa a ser sentido em unidades como a Escola Municipalizada Bairro Almerinda, localizada no bairro do mesmo nome, com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O tema escolhido pela instituição foi “Identidade” e para cada dia foi programada uma atividade diferente. A diretora Isabel Cristina Matias falou sobre a importância do trabalho.

“Acredito que seja importante o debate do trabalho nas escolas, pois assim teremos um melhor embasamento na construção de uma estrutura mais transformadora que permite ao aluno maior conhecimento de si mesmo, através de suas vivências, utilizando interações mais lúdicas, já que a Base tem uma proposta de respeitar e conhecer melhor a cultura, a identidade de cada um, o conhecimento de si mesmo e de onde ele está inserido”, explicou.

Para esta primeira semana do ano letivo, os trabalhos foram divididos da seguinte maneira: 1º Dia - Apresentação com o tema “O que esperam aprender este ano?”, realização de dinâmicas de interação com todos os professores, inclusive de Educação Física. No 2º dia foi exibido o filme “Moana”, sendo trabalhados os eixos perseverança, a questão do preconceito, amor coletivo, a importância da família, com a realização de atividades de pintura relacionadas ao tema.

Nesta quarta-feira, 3º dia de aula, será trabalhado o eixo identidade cultural Carnaval, com a confecção de máscaras. Já na quinta-feira, último dia de aula da semana, devido ao feriado de Carnaval, haverá um Bailinho de Carnaval trabalhando o eixo identidade musical com o resgate das marchinhas que marcaram o carnaval de todos os tempos.

São Gonçalo, 06/02/2018

Fonte: Semed