de Julho de 2017

Prefeito e secretário de Educação visitam escola de tecnologia de alimentos

Com o objetivo de reunir informações e novas opções de capacitação profissional disponíveis no município, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, e o secretário de Educação, José Augusto, visitaram o Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (Nata), localizado no Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, no bairro Colubandê.

Fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação e de Agricultura (SEEDUC e SEAPEC), com o Grupo Pão de Açúcar e a Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), o Nata São Gonçalo foi a primeira escola de tecnologia de alimentos do Estado do Rio e oferece cursos nas áreas de leite e derivados e panificação.

“Essa instituição pode ser um espelho para alcançarmos melhorias na área da alimentação e ampliar a mão de obra especializada na cidade, alavancando o setor de leite e derivados e gerando empregos”, avaliou o prefeito José Luiz Nanci.

O Curso – A duração do curso é de três anos, em horário integral, das 7h às 17h30. A primeira turma se formou em 2011 e foram admitidos após concurso, por meio de prova escrita. As aulas são planejadas em conjunto entre professores do núcleo básico e do ensino técnico.

A escola conta com “usinas” instaladas – espaços próprios para a fabricação de alguns produtos. A primeira delas é voltada para a produção de derivados do leite: queijo, bebidas lácteas etc. A segunda, para a panificação: pão light, integral, confeitaria. O curso de Leite e Derivados foi implantado em 2009 e o de Panificação em 2010. O Nata tem capacidade para atender até 600 alunos, sendo 200 por série.

São Gonçalo, 14/07/2017

Autor: Patrick Guimarães