de Julho de 2017

Clínica Gonçalense do Barro vermelho realiza arraiá com atividades físicas

A realização de atividades físicas traz inúmeros benefícios à saúde. Diariamente, dezenas de pessoas comparecem às aulas de ginástica localizada e dança na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho. Nesta quinta-feira(13), a aula foi em ritmo de arraiá, com realização da quadrilha onde as alunas participaram vestidas com trajes típicos e se deliciaram com quitutes juninos.

"A atuação de bons profissionais faz toda diferença em nossos serviços. Assim como em diversas outras unidades, os profissionais da clínica são atuantes e fazem com que os usuários do nosso serviço se sintam a vontade na Clínica, todos são participativos. Quem ganha é a população", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Além do atendimento médico, a unidade de saúde possui um espaço para incentivar a população a fazer exercícios através de uma Academia da Saúde. Entre as atividades estão a aeróbica, dança, aparelhos e atividades sociais.

Segundo o educador físico Alex Rocha, inúmeros são os benefícios da realização de atividades físicas que, feitas regularmente, melhoram a circulação sanguínea, ajudam a controlar o peso corporal, diminuem sintomas de ansiedade e risco de infarto, diabetes e pressão alta.

A Clínica Gonçalense do Barro Vermelho já atendeu cerca de dez mil pacientes nas áreas de pediatria, ginecologia, clinica geral, cardiologia, dermatologia, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, urologia e odontologia.

O prédio de dois andares ainda atende com dispensação de medicamentos na farmácia, coleta de exames laboratoriais, puericultura, sala de vacina, ultrassonografia, inalação e hidratação, sala de curativos, auditório para palestras e central de esterilização de material.

Pensando em incentivar a vida ativa através dos exercícios físicos, o espaço conta também com uma academia da saúde. Entre os diversos equipamentos estão o simulador de percurso, que desenvolve a coordenação motora e aumenta a mobilidade dos membros inferiores.

Pacientes portadores de HIV/Aids, DSTs e Hepatites Virais também realizam consultas no local, como atendimento com infectologista, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, farmacêutica, nutricionista, técnicos de enfermagem e de laboratório.

A unidade conta também com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário e ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras de prevenção. A pessoa pode realizar o teste para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente na clínica, ou em outros 13 núcleos distribuídos pelo município.

São Gonçalo, 13/07/2017

Fonte: Semsa