de Julho de 2017

SMDS comemora 27 anos do Estatuto da Criação e do Adolescente

Para comemorar os 27 anos do Estatuto da Criança e da Adolescência (ECA), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), resolveu tratar o tema de maneira diferente: levando cerca de 350 crianças e adolescentes ao cinema, na manhã desta quinta-feira (13). Além de uma série de palestras e atividades com os profissionais da rede de assistência, para além de discutir sobre o tema, a secretaria preparou um dia especial para quem o Estatuto garante direitos à vida, saúde, educação, alimentação, esporte, cultura e liberdade. Participaram da atividade as crianças e adolescentes de toda a rede de acolhimento e assistência.

Assessora técnica do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Gonçalo, Mariana Frizieiro destacou a importância da data para as crianças.

"Muito importante trazer as crianças aqui pro cinema, queríamos inovar, geralmente nos dia 13 de julho, data que se comemora o ECA, trabalhamos rede; capacitando os profissionais. Esse ano resolvemos fazer diferente, passando as informações do ECA na linguagem das crianças e adolescentes", explicou.

Além do cinema, durante a semana a programação contou com atividades de contação de histórias, com o tema: "Compreendendo o ECA em contos de fadas", onde psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais e demais profissionais da rede puderam trocar experiências, e dialogar sobre o Estatuto e suas aplicações no cotidiano. E encerrando as atividades, na tarde de hoje, o Núcleo de Formação Continuada e Comunicação (Nufocco) realizou uma palestra no auditório da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) com o tema "Justiça Restaurativa", ministrada por Thiago Duque de Almeida, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, e Viviane Aquino, assistente social do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro.

O secretário da pasta, Marlos Costa, que participou das programações, destaca o trabalho da secretaria no fortalecimento da garantia de direitos para as crianças e adolescentes da cidade de São Gonçalo.

"No momento político que vivemos, onde se discutem medidas mais rigorosas e punitivas, nós, quanto secretaria que atua na garantia dos direitos, temos por obrigação defender e cada vez mais promover ações que celebrem esse sentido. E seguindo as orientações do nosso prefeito José Luiz Nanci, temos buscado dialogar sempre, não só com os nosso servidores, mas chamando a sociedade ao debate. Reafirmar a importância do Estatuto é compromisso de todos nós da secretaria. O ECA mudou o paradigma punitivo das legislações anteriores. A justiça não pode ser ferramenta de vingança da sociedade. E nós temos nos empenhado para mudar essa realidade", disse.

São Gonçalo, 13/07/2017

Fonte: SMDS