São Gonçalo, 21

de Setembro de 2017

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

SMDS comemora 27 anos do Estatuto da Criança e Adolescente


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Quase todo conto de fadas tem um final feliz. Entretanto, esquecemos por vezes de reparar as diferentes histórias por trás de cada final, nem sempre felizes e muitas vezes bem próximas da vida real. Essa foi a atividade realizada pelo Núcleo de Formação Continuada e Comunicação (Nufocco), na tarde desta terça-feira (11), com o tema: "Compreendendo o ECA em contos de fadas". Por meio de contação de histórias e atividades lúdicas, o Núcleo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência realizou a programação em comemoração aos 27 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente, comemorado no dia 13 de julho .

A pedagoga Danusa Tederiche foi quem fez a contação, e através das histórias da Cinderela e da Rapunzel, falou sobre situações de negligência e violência infantil. A programação aconteceu no auditório da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no bairro Trindade, e contou com a presença de educadores sociais, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos. Após a contação, a arteterapeuta Claudia Hespanhola realizou uma oficina prática onde os profissionais poderiam recontar os contos, dessa vez garantindo os direitos da criança.

Para a diretora do Nufocco, Mistes Lessa, mais do que celebrar, a data é importante para pontuar que a luta pela garantia de direitos é permanente.

"Apesar de 27 anos de criação do ECA, sabemos o quanto a luta pela garantia dos direitos da criança e do adolescente é permanente. Ainda encontramos muitos casos de violência e negligência por parte das famílias, muitos casos de violação de direitos, e vemos o quanto é importante que os profissionais que atuam nessa frente de trabalho estejam cada vez mais munidos de ferramentas que possam fazer com que esses direitos sejam garantidos", disse.

Nesta quinta-feira (13), encerrando as atividades, a secretaria realiza uma mesa de palestras, também na Universo, a partir das 13h. Para o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, a conquista do ECA e sua execução reforçam a efetivação de políticas públicas que dialoguem com o cuidado integral da criança e do adolescente.

"Com a promulgação do Estatuto, as crianças e adolescentes passaram a ser titulares de direitos, com garantia plena aos acessos básicos, como saúde e educação. O ECA, ao contrário da legislação anterior, que era o Código de Menores, é mais do que uma política de prevenção, é uma política que visa proteger e assistir de forma integral. No momento político que vivemos, onde se discutem medidas mais rigorosas e punitivas, nós, quanto secretaria que atua na garantia dos direitos, temos por obrigação defender e cada vez mais promover ações que celebrem esse sentido", destacou.

Estatuto da Criança e do Adolescente - Desde sua criação, o ECA vem se consolidando como o principal instrumento de construção de políticas públicas para a garantia de direitos das crianças e adolescentes.

O Estatuto define que crianças e adolescentes têm direito à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, cultura e liberdade. Esses cidadãos têm direito, ainda, ao atendimento prioritário em postos de saúde e hospitais e devem receber socorro em primeiro lugar no caso de acidente de trânsito, incêndio, enchente ou qualquer situação de emergência.

Entre os principais pontos da lei, está o princípio de proteção integral, que determina como dever da família, da sociedade e do Estado promover acesso prioritário e irrestrito à justiça, saúde, alimentação, educação, esporte, cultura e liberdade.

São Gonçalo, 11/07/2017

Fonte: SMDS

Autor: Thayná Alves

Foto: Lucas Alvarenga

Número de acesso(s) : 303

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Colheita de Horta Ecológica agita CRAS de Santa Izabel.;

Força-tarefa de limpeza urbana recolhe 900 toneladas de lixo;

Rua do Anaia recebe pavimentação;

Odontomóvel realiza atendimento no Centro Pop;

Transporte Fora de Domicílio atende 1.200 pacientes ao mês;

Caminhada em homenagem as mulheres gonçalenses;

Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min