de Setembro de 2017

CRAS Tribobó recebe ação social

Os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) são a porta de entrada para diferentes benefícios do Governo. Como o próprio nome já diz, as unidades se tornam referências para os moradores de São Gonçalo. E como uma forma de tornar os serviços ainda mais próximos da população, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência vem realizando diversas ações sociais. Nesta segunda-feira (10) foi a vez do CRAS Tribobó receber serviços gratuitos como: orientação jurídica com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cadastro e outras dúvidas com as equipes do Bolsa Família, CRAS, além de serviços de beleza. Mais de 100 pessoas foram beneficiadas.

A coordenadora da unidade, Rosângela Linhares, relata que a equipe tem se mobilizado para aproximar os serviços da população.

“A maioria dos nossos usuários que buscam os serviços são idosos. Eles fazem principalmente o curso de artesanato buscando gerar uma renda própria. Também são a maioria dos alunos nas atividades de educação física. E para ter um diálogo maior com o público mais jovem, temos feito visita às escolas, falando dos serviços do CRAS e buscando parcerias. Na última semana fomos a duas escolas próximas daqui e temos visto o interesse da rede em nos ajudar nessa aproximação. Isso é muito importante”, disse.

A aposentada Ocileia Silva de Azevedo, de 62 anos, contou que realizou o cadastro no CRAS há uma semana e já se matriculou nas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Para ela, participar dos serviços é uma forma de exercitar a cidadania.

“Me cadastrei aqui na semana passada e já comecei a ter aulas de artesanato. O serviço aqui é muito bom, somos bem acolhidos. Desde que virei avó e me aposentei, quase não fazia atividades, ficava mais em casa cuidando das minhas netas. Mas agora com as atividades aqui me animei, não quero ficar parada. Me cadastrei e ainda trouxe minhas duas irmãs também”, disse.

As ações sociais já passaram pelos bairros Itaoca, Centro, Salgueiro, Guaxindiba, Neves, Engenho Pequeno, Jardim Catarina, Amendoeira, Marambaia e Vista Alegre, beneficiando mais de mil pessoas. E na próxima terça-feira (18) é a vez do CRAS Santa Luzia.

São Gonçalo, 10/07/2017

Fonte: SMDS