São Gonçalo, 21

de Novembro de 2017

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

São Gonçalo realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
A cidade de São Gonçalo recebeu nos dias 6 e 7 de julho a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema central: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)". O evento reuniu cerca de 200 pessoas no auditório da Faculdade Estácio de Sá, em Alcântara, e teve como objetivo construir propostas efetivas para garantia de diretos na cidade.

A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, André Emerick; secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Marta Maria Figueiredo; secretário de Fazenda, Eduardo Combat; representante da Secretaria de Educação, Augusto Carriço; representante dos usuários da rede, Antônio Filho; e pelo presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Patrick Ataliba, que palestrou sobre o tema central.

Para o presidente do Conselho , André Emerick, a realização da conferência visa o debate de novas proposta que garantam os direitos da população.

"Nosso objetivo é construir propostas que funcionem efetivamente, que saiam do papel e tragam garantia dos direitos a nossa população", declarou.

Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Patrick Ataliba, que palestrou sobre o tema central, destacou a importância das conferências.

"Sabemos como São Gonçalo avançou nas propostas e nas conquistas. As conferências são de suma importância e é a partir delas que conseguimos ouvir dos usuários as suas necessidades e saber como está sendo colocado em prática", disse.

No segundo dia de atividades, a programação contou com quatro eixos de discussão: Eixo 1 – A proteção não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sociassistenciais; Eixo 2 – Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Com rodas de conversa e trocas de experiências, psicólogos, assistentes sociais, educadores, estudantes e diversos profissionais puderam dialogar sobre a realidade da assistência no município de São Gonçalo.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, a Conferência Municipal torna possível, por meio da parceria entre poder público e sociedade civil, a efetivação de políticas públicas que beneficiem de fato toda a população.

"Quero agradecer ao Eric, presidente do Conselho Municipal, uma pessoa que luta muito pela garantia de direitos em nossa cidade. Sem a parceria da sociedade civil com o Governo, é impossível executar políticas públicas. Além disso, agradecer aos meus companheiros e companheiras da secretaria que estão na luta para oferecermos os melhores serviços. Estamos vivendo dias de retrocesso em nosso país, um momento de retirada de direitos. Há mais de dois anos o Governo do Estado não realiza repasse de verbas para nenhum município na área da assistência. Mas ainda assim temos avançado e trabalhado muito. Estamos saindo dessa conferência com propostas efetivas. Parafraseando Caetano: gente foi feita pra brilhar, não para morrer de fome. Por isso temos trabalhado incansavelmente para garantir os direitos da população em São Gonçalo", finalizou o secretário.


São Gonçalo, 07/07/2017

Fonte: SMDS

Autor: Déborah Manhanini e Thayná Alves

Foto: Lucas Alvarenga

Número de acesso(s) : 462

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Semimd auxilia em empregabilidade a jovem do Jardim Catarina;

Colheita de Horta Ecológica agita CRAS de Santa Izabel.;

Força-tarefa de limpeza urbana recolhe 900 toneladas de lixo;

Rua do Anaia recebe pavimentação;

Odontomóvel realiza atendimento no Centro Pop;

Transporte Fora de Domicílio atende 1.200 pacientes ao mês;

Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min