de Novembro de 2017

São Gonçalo realiza I Circuito Intercolegial de Freestyle para a rede municipal

A cultura do hip hop vai invadir as escolas da rede municipal de São Gonçalo. A cidade está realizando o I Circuito Intercolegial Freestyle, no qual os MC’s Orochi, Nan e Knust vão visitar oito unidades e bater um papo com os alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) sobre a carreira. As escolas municipais João Cabral, em Vista Alegre, e Guaxindiba, no bairro de mesmo nome, foram as primeiras a receber os MC’s.

Após o recesso escolar, os MC’s vão voltar às unidades para promover uma batalha de rimas. Quem tiver a língua afiada pode até gravar uma faixa em um EP (CD com até seis faixas), que será produzido pelo selo 1Kilo.

Para o secretário de Educação, Diego São Paio, a iniciativa mostra aos alunos outras possibilidades e permite descobrir novos talentos da cidade.

“É importante que os jovens tenham acesso à cultura do município e a educação é um caminho para isso. O hip hop e suas vertentes fazem parte do dia a dia de muitos dos nossos alunos e mostrar a eles que reconhecemos esses talentos é fundamental. É assim que vamos descobrir novos Nans, Orochis e Knusts”, destaca Diego.

Romário Régis, coordenador de Projetos da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes, conta que o objetivo é levar a vivência do aluno para a sala de aula, para que ele reconheça o seu universo na escola.

“Os alunos já estão habituados com essas atividades de rua, mas esses eventos nunca vão até a escola. colocar um circuito desses em uma escola pública significa levar o que os alunos já gostam, já vivem, para dentro do ambiente escolar. Isso pode até ser transformado em um projeto pedagógico”, explica Romário.

Os MC’s - Orochi, Knust e Nan são gonçalenses e estão entre os principais da nova geração do rap nacional. Orochi (Flávio César) é o vencedor do Duelo Nacional de Mc’s de 2015 e integrante do Modestia Parte. Daniel Knust é a revelação do rap gonçalense de 2017 e faz parte do selo da 1kilo. Nan (Renan Guimarães) foi um dos finalistas do Duelo Nacional de Mc’s de 2013.

São Gonçalo, 06/07/2017

Fonte: Semed