de Agosto de 2017

Subsecretaria promove encontro para qualificar a atenção à pessoa idosa

Clique na imagem para ver a foto ampliada.
A Subsecretaria de Atenção Básica promoveu, nesta quarta-feira(14), a terceira reunião de sistematização do cuidado ao idoso. O encontro foi realizado com a equipe gestora de saúde e tem o objetivo de viabilizar instrumentos técnicos de saúde, diagnóstico e planejamento da assistência integral à pessoa idosa.

"A reunião foi relevante por se tratar de uma linha de cuidado que mais se destaca na população de São Gonçalo e no mundo. O envelhecimento da população é um desafio de escala mundial, instiga o poder público e a sociedade a reverem seus papéis, estruturas e responsabilidades. Por essas razões, a equipe de saúde municipal compreende a importância de qualificar o olhar e o compromisso para essa questão de relevância social, sanitária e epidemiológica", avalia a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

A reunião contou com a participação da pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rosemere Santana, que está atuando como facilitadora no processo, contribuindo na qualificação da discussão sobre saúde do idoso, rede de proteção e enfrentamento à violência, fluxos de trabalho e o uso de instrumentos técnicos de diagnóstico de saúde integral à pessoa idosa. A professora-pesquisadora apresentou os principais conceitos da gerontologia, os quais visam nortear o trabalho da gestão para que assegure a melhoria na qualidade do atendimento aos idosos do município por parte das equipes de Atenção Básica.

Para o coordenador do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Éden Felipe Sena, o encontro significa uma iniciativa importante para o fortalecimento da rede de atenção à saúde e a qualificação dos processos de trabalho a partir da Atenção Básica. "A lógica é estender esses encontros de qualificação para todas as áreas da Saúde Coletiva”, explica.

São Gonçalo, 14/06/2017

Fonte: Semsa