São Gonçalo, 18

de Outubro de 2017

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

CRAS Engenho Pequeno recebe ação social


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Oportunizar novos caminhos e garantir o acesso aos direitos à educação, lazer e cultura. É o que o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) tem oferecido a mais de 400 famílias no bairro Engenho Pequeno. Nesta quarta-feira (14), a unidade recebeu a Ação Social que já passou pelos CRAS de Itaoca, Centro, Salgueiro, Guaxindiba, Barro Vermelho e Neves, ofertando serviços gratuitos de atendimento jurídico, serviços de beleza, atendimento do Bolsa Família e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“O CRAS virou uma referência para o bairro e todo a região do entorno. Ficamos muito felizes em oferecer um acolhimento que respeita e reconhece a cidadania de cada morador, suas subjetividades, e a realidade de cada família. Temos uma boa parceria com a associação de moradores, as escolas do bairro, e isso só reforça a existência da rede de serviços públicos como potencializadora da qualidade de vida da população”, disse a coordenadora do CRAS, Dirlane Medici.

Uma das unidades de ensino que realiza parceria com o equipamento é a Escola Municipal Mário Quintana, no Engenho Pequeno. De acordo com a orientadora educacional Georgina Célia do Nascimento, o diálogo entre a escola e o CRAS aproxima o serviço público da população e fortalece os vínculos entre a comunidade.

“Para nós foi um ganho essa interação. Estamos em constante diálogo com as famílias, que em sua maioria são muito fragilizadas, e aí entra essa troca, alguns nós encaminhamos para os serviços do CRAS, e muitos que estão aqui hoje na ação social, realizando oficinas esportivas, no teatro, são nossos alunos. É um trabalho de cidadania de extrema importância para os moradores, logo, para toda a comunidade escolar também”, ressaltou.

Além de ser a porta de entrada para diversos benefícios do Governo, como a inscrição do Cadastro único (Cadúnico) e a possibilidade de encaminhamento para o programa Bolsa Família, os Centros de Referência também possuem atividades culturais gratuitas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Durante a programação, alunos das oficinas de futsal, teatro e capoeira realizaram apresentações e mostraram os serviços ofertados. A turma de futsal e capoeira, as duas com os maiores números de alunos da unidade, contabilizam juntas mais de 40 crianças e adolescentes.

Para o secretário da pasta, Marlos Costa, que esteve presente na atividade, o CRAS se tornou um referencial não só no Engenho Pequeno, mas em todos os 19 bairros de funcionamento.

“Eu só tenho a parabenizar toda a equipe da secretaria, sobretudo a equipe do CRAS por tornar essa ideia possível. Estamos cumprindo a missão do governo do nosso prefeito José Luiz Nanci, que é atender a população da melhor forma e tornar o serviço público acessível a todos. Fico feliz em ver o quanto o CRAS tem sido um ponto de mudança na realidade de cada bairro”, disse o secretário, que no último sábado inaugurou a 19ª unidade no bairro Rio do Ouro.

São Gonçalo, 14/06/2017

Fonte: SMDS

Autor: Thayná Alves

Foto: Lucas Alvarenga

Número de acesso(s) : 426

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Colheita de Horta Ecológica agita CRAS de Santa Izabel.;

Força-tarefa de limpeza urbana recolhe 900 toneladas de lixo;

Rua do Anaia recebe pavimentação;

Odontomóvel realiza atendimento no Centro Pop;

Transporte Fora de Domicílio atende 1.200 pacientes ao mês;

Caminhada em homenagem as mulheres gonçalenses;

Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min