de Outubro de 2017

CRAS Engenho Pequeno recebe ação social

Oportunizar novos caminhos e garantir o acesso aos direitos à educação, lazer e cultura. É o que o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) tem oferecido a mais de 400 famílias no bairro Engenho Pequeno. Nesta quarta-feira (14), a unidade recebeu a Ação Social que já passou pelos CRAS de Itaoca, Centro, Salgueiro, Guaxindiba, Barro Vermelho e Neves, ofertando serviços gratuitos de atendimento jurídico, serviços de beleza, atendimento do Bolsa Família e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“O CRAS virou uma referência para o bairro e todo a região do entorno. Ficamos muito felizes em oferecer um acolhimento que respeita e reconhece a cidadania de cada morador, suas subjetividades, e a realidade de cada família. Temos uma boa parceria com a associação de moradores, as escolas do bairro, e isso só reforça a existência da rede de serviços públicos como potencializadora da qualidade de vida da população”, disse a coordenadora do CRAS, Dirlane Medici.

Uma das unidades de ensino que realiza parceria com o equipamento é a Escola Municipal Mário Quintana, no Engenho Pequeno. De acordo com a orientadora educacional Georgina Célia do Nascimento, o diálogo entre a escola e o CRAS aproxima o serviço público da população e fortalece os vínculos entre a comunidade.

“Para nós foi um ganho essa interação. Estamos em constante diálogo com as famílias, que em sua maioria são muito fragilizadas, e aí entra essa troca, alguns nós encaminhamos para os serviços do CRAS, e muitos que estão aqui hoje na ação social, realizando oficinas esportivas, no teatro, são nossos alunos. É um trabalho de cidadania de extrema importância para os moradores, logo, para toda a comunidade escolar também”, ressaltou.

Além de ser a porta de entrada para diversos benefícios do Governo, como a inscrição do Cadastro único (Cadúnico) e a possibilidade de encaminhamento para o programa Bolsa Família, os Centros de Referência também possuem atividades culturais gratuitas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Durante a programação, alunos das oficinas de futsal, teatro e capoeira realizaram apresentações e mostraram os serviços ofertados. A turma de futsal e capoeira, as duas com os maiores números de alunos da unidade, contabilizam juntas mais de 40 crianças e adolescentes.

Para o secretário da pasta, Marlos Costa, que esteve presente na atividade, o CRAS se tornou um referencial não só no Engenho Pequeno, mas em todos os 19 bairros de funcionamento.

“Eu só tenho a parabenizar toda a equipe da secretaria, sobretudo a equipe do CRAS por tornar essa ideia possível. Estamos cumprindo a missão do governo do nosso prefeito José Luiz Nanci, que é atender a população da melhor forma e tornar o serviço público acessível a todos. Fico feliz em ver o quanto o CRAS tem sido um ponto de mudança na realidade de cada bairro”, disse o secretário, que no último sábado inaugurou a 19ª unidade no bairro Rio do Ouro.

São Gonçalo, 14/06/2017

Fonte: SMDS