São Gonçalo, 26

de Junho de 2017

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

Saúde realiza ações de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


 Clique na imagem para ver a foto ampliada.
A violência contra o idoso nem sempre se manifesta fisicamente. Há formas aparentemente mais sutis, porém igualmente destrutivas, como a violência psicológica, financeira e mesmo a negligência de cuidados. Para fazer com que a população conheça os direitos do idoso, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizou, na manhã desta quarta-feira (14), diversas atividades pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que será celebrado nesta quinta, 15 de junho. As ações aconteceram na Clínica Gonçalense do Barro Vermelho e na Unidade Básica de Saúde Adolfo Lutz, em Pacheco.

"Tudo o que pode comprometer a integridade física ou emocional do idoso deve ser considerado violência. O mais complicado é que na maior parte das vezes o agressor é da própria família, o que faz com que o idoso sinta ainda mais dificuldade em buscar ajuda para libertar-se do problema", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Segundo dados do Disque 100, Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, os tipos mais comuns de violação contra os mais velhos são a negligência (68,7%), a violência psicológica (59,3%) e o abuso financeiro e econômico relacionado à violência patrimonial com 40,1% dos casos. A faixa etária que mais sofreu abuso financeiro é de 76 a 80 anos.

"Essas ações ajudam a empoderar o idoso, para que ele conheça seus direitos, tenha voz ativa e se defenda. É preciso fazer cada vez mais campanhas de conscientização para levar informações e orientações sobre o que é violência contra os idosos e que há, sim, punição, porque isso é um crime", explica a coordenadora municipal do Idoso, Maria da Conceição Netto.

As próximas ações acontecem no dia 26/06, no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, dia 27/06, no Polo Sanitário Rio do Ouro, e dia 28/06 nos Polos Sanitários Paulo Marcos Rangel, no Porto do Rosa, e Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina.

São Gonçalo, 14/06/2017

Fonte: Semsa

Autor: Marcelle Corrêa

Número de acesso(s) : 138

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Colheita de Horta Ecológica agita CRAS de Santa Izabel.;

Força-tarefa de limpeza urbana recolhe 900 toneladas de lixo;

Rua do Anaia recebe pavimentação;

Odontomóvel realiza atendimento no Centro Pop;

Transporte Fora de Domicílio atende 1.200 pacientes ao mês;

Caminhada em homenagem as mulheres gonçalenses;

Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min