São Gonçalo, 22

de Agosto de 2017

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

SMDS dá início à Semana de Mobilização de Combate ao Trabalho Infantil


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é uma mobilização que acontece dia 12 de junho em todo país. Como marco de sensibilização da sociedade civil e dos profissionais da rede de assistência, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social deu início à Semana de Mobilização de Combate ao trabalho infantil. O evento aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SG), no Zé Garoto, e a programação contou com profissionais da área debatendo sobre o tema e com o lançamento da equipe de abordagem que irá monitorar as situações de trabalho infantil em São Gonçalo.

"Estamos muito felizes em poder implementar de fato um novo processo de cuidado, um novo olhar de acolhimento para as nossas crianças e adolescentes. Esse é um marco para a construção coletiva, entre Governo e sociedade civil, de políticas públicas efetivas para a nossa cidade", disse Maria Domingas Pucu, subsecretária de Infância, Adolescência e Juventude, que junto a sua equipe organizou o evento.

Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no Brasil. É o que indica um estudo realizado pela Fundação Abrinq, que constatou que a região sudeste é um dos locais onde a prática é mais comum. Além de crime, é um dos indicadores responsáveis pela evasão escolar em todo país. E a cidade de São Gonçalo não está fora dessa estatística.

O evento trouxe à discussão temas como "A invisibilidade do trabalho infantil doméstico e Criança e adolescente no tráfico: uma das piores formas de trabalho", com a assistente social Andrea Ledig e a defensora pública, doutora Eufrásia Maria Souza das Virgens. O secretário Marlos Costa, que esteve presente na atividade, ressaltou a importância de dar visibilidade ao tema.

"Eu só tenho a agradecer a iniciativa da subsecretária Domingas e de toda a equipe da secretaria pelo empenho em discutir um assunto tão importante. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que pensam que uma criança precisa trabalhar para que ela seja educada para a vida. O que as crianças precisam é ter direito ao acesso a cultura e educação. Quando assumi a secretaria pude constatar que os recursos para a erradicação do trabalho infantil estavam bloqueados por falta de projetos e iniciativas nesse sentido das outras gestões. Mas nós queremos e vamos mudar essa realidade, dando visibilidade ao tema e trabalhando duro para que as crianças e adolescentes de São Gonçalo tenham qualidade de vida", disse.

A promotora da Infância e Juventude de São Gonçalo, Fernanda Louise, destacou o quanto o trabalho em rede é fundamental para a garantia de direitos.

"Aqui em São Gonçalo realizamos reuniões constantes de fluxo do trabalho e temos visto o quanto as relações familiares influenciam diretamente tanto para o bem quanto para o mal na vida dessas crianças. E para resguardar o direito de cada uma delas esse diálogo com o trabalho realizado pela secretaria de Desenvolvimento Social é muito importante. Nós estamos falando aqui de políticas públicas, que quanto mais sólidas, mais eficazes serão para a garantia de direitos", disse.

A atividade contou ainda com a apresentação do coral da Escola Municipal Visconde de Sepetiba, em Nova Cidade, e a banda da Escola Municipal José Manna Junior, no Bairro Antonina.

Programação

Nesta terça-feira (13), às 14h, no auditório do prédio anexo da Prefeitura, a programação contou com atividades destinadas somente aos técnicos da rede. O encerramento será nesta quarta-feira (14), na praça Doutor Luiz Palmier, a partir das 9h, com atividades culturais como pintura, teatro, além de panfletagem.

São Gonçalo, 13/06/2017

Fonte: SMDS

Autor: Thayná Alves

Foto: Lucas Alvarenga

Número de acesso(s) : 348

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Colheita de Horta Ecológica agita CRAS de Santa Izabel.;

Força-tarefa de limpeza urbana recolhe 900 toneladas de lixo;

Rua do Anaia recebe pavimentação;

Odontomóvel realiza atendimento no Centro Pop;

Transporte Fora de Domicílio atende 1.200 pacientes ao mês;

Caminhada em homenagem as mulheres gonçalenses;

Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min