de Outubro de 2017

Palestra sobre Mediação de Conflitos lota auditório

Cerca de 100 pessoas participaram de palestra de Mediação de Conflitos, apresentada pela mestre em Serviço Social, Mariana Frizieiro, nesta quinta-feira (8), no auditório da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Trindade. o evento teve como objetivo sensibilizar e contribuir nas relações profissionais para aqueles que atuam nas Redes Municipal e Estadual de Educação, equipamentos de acolhimento Institucional e Familiar, alunos do Curso Educadores Sociais, entre outros. O encontro contou com a participação do Prefeito José Luiz Nanci, do secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, e da subsecretária de Proteção Social Especial, Mariângela Valviesse.

A temática foi escolhida com objetivo de sensibilizar e conscientizar os profissionais acerca das situações, por compreender que a mediação de conflitos é um assunto cada vez mais debatido e estimulado no meio jurídico: facilita o processo de litígio, é mais rápido e menos custoso do que passar por todo um conflito judicial, com suas diversas etapas e prazos.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, ressalta a importância do diálogo diante da mediação de conflito.

"É fundamental que tenhamos cursos de capacitação e diálogo permanente, é importante que todos possam participar e trocar experiências. O tema mediação de conflito visa a paz social e, atualmente, serve também para o mundo virtual e real. Na assistência vivemos mediando conflitos diariamente. Cabe ressaltar a oportunidade e a capacidade de iniciar a cultura através do diálogo, que mostra a importância da mediação do conflito, por isso a necessidade de conseguir chegar no consenso dentro de diversas situações que vivemos no dia a dia", afirma Marlos.

A ação foi promovida pelo Núcleo de Formação Continuada e Comunicação (Nufocco) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A psicopedagoga Regina Saboia falou sobre a oportunidade de dialogar sobre o tema na cidade.

"Participar de uma palestra como está é poder captar informações importantes, mediar conflitos é algo que devemos fazer a todo instante, até mesmo na nossa casa. Fico feliz que a secretaria de Desenvolvimento Social tenha se sensibilizado com o tema e tenha disponibilizado conhecimento a população", disse.

A palestrante e mestre em Serviço Social, Mariana Frizieiro, destacou a problemática do tema.

"A medição de conflitos é algo que lidamos no nosso cotidiano, por isso precisa ser repassada as formas de como lidar com cada momento. Em São Gonçalo é a primeira vez que a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Nufocco trazem o debate sobre o tema, já que é um tema importante para a assistência, que esta estabelecido no Sistema Único de Assistência Social - SUAS", explicou.

São Gonçalo, 08/06/2017

Fonte: SMDS