de Outubro de 2017

Colheita de Horta Ecológica agita CRAS de Santa Izabel.

O cultivo do alimento orgânico faz uma sociedade sustentável e livre de agrotóxicos. Dois meses após começarem o projeto “Horta Ecológica”, participantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Isabel, realizaram nesta terça-feira (22), a colheita de verduras, legumes, hortaliças e cereais que plantaram há dois meses na unidade.

Entre o período de plantio e colheita, os participantes colocaram em prática os ensinamentos, desde a preparação da terra, até a plantação de varias espécies, forma correta de colher e dicas para cuidar adequadamente da horta.

Alface, tomilho, cebolinha, couve, rabanete e milho saiam da plantação e iam direto para as sacolas. A aposentada Margarida Maria de Góis, 72 anos, era uma das mais animadas. Moradora de Santa Izabel há 15 anos, ela disse que cuidar da horta é uma forma de distrair a mente. "Antigamente eu mexia em hortas então esse projeto me fez relembrar o passado, me deixa alegre. Gosto de cuidar de toda horta mas tenho um carinho especial pela plantação de milho.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Evangelina Andrade, o intuito é proporcionar a colheita do alimento semeado, despertar o interesse dos usuários para o cultivo de diversas plantas e resgatar junto à comunidade a importância de convivermos em um ambiente mais natural.

" No decorrer desse tempo percebemos o desabrochar das pessoas, existe uma integração maior do grupo. Alguns participantes tinham um comportamento mais retraído, introspectivo e a partir desse trabalho parece que encontraram um sentido, se abriram a novas oportunidades", conta a secretária.

São Gonçalo, 24/11/2016

Autor: Marcelle Corrêa