de Dezembro de 2017

Odontomóvel realiza atendimento no Centro Pop

"Eu moro na rua não tenho ninguém, eu moro em qualquer lugar...", murmurava um morador em situação de rua ao chegar ao Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), no bairro Mutondo, na manhã desta sexta-feira. Ele e dezenas de outras pessoas aguardavam o atendimento odontológico que será realizado mensalmente na unidade com o apoio do Odontomóvel, consultório de Saúde Bucal móvel.

A parceria envolve a secretaria de Desenvolvimento Social e a secretaria de Saúde, que através da subsecretaria de Odontologia e do programa Consultório na Rua, faz a triagem dos pacientes que necessitam de atendimento.

"Nosso dentista atua no Consultório de Rua, onde verifica superficialmente os problemas de saúde bucal e marca as consultas para realizar o atendimento no consultório posteriormente", explica o subsecretário de Odontologia, Paulo Nascimento.

A primeira paciente foi Emiliana Selma, 38 anos. Mineira, veio para o Rio onde casou e, após se separar, arrumou um companheiro e passou a viver com ele pelas ruas de Alcântara. "A primeira paciente chorou e desistiu então vim logo resolver meu problema. Aproveito e encorajo os outros, assim todo mundo perde o medo e é atendido", explica Emiliana, que está nas ruas há três anos, após extrair dois dentes.

O Centro Pop é um espaço que promove oficinas socioeducativas (criação, artesanato e trabalho em grupo), além de oferecer café da manhã e almoço para os usuários. Os usuários podem guardar seus pertences, tomar banho e lavar roupas no local que possui uma equipe composta por uma coordenadora, três assistentes sociais, dois psicólogos e 17 educadores sociais.

Além dos serviços oferecidos pelo Centro Pop, o usuário que não possui nenhum vínculo familiar poderá ser acolhido em um dos abrigos conveniados pela Prefeitura. O Centro Pop está localizado na Rua Maria Cândida, nº 42, no bairro Mutondo, e funciona das 9h às 17h. Ao identificar pessoas nessa situação, qualquer indivíduo pode entrar em contato com o telefone 3708-­7850.

São Gonçalo, 13/05/2016

Autor: Marcelle Correa