de Outubro de 2017

Transporte Fora de Domicílio atende 1.200 pacientes ao mês

Quarenta e cinco degraus, uma ladeira e uma rua reta, cerca de 500m alternados em terreno íngreme. Este é o caminho que o aposentado Dionísio Roberto, 60 anos precisa fazer para sair da sua residência, na Rua Ilva Reis, até chegar ao ponto de ônibus, localizado na Rua Pio Borges, no Pita. Todo trajeto seria feito com facilidade se ele não tivesse um problema: mobilidade reduzida causada pela amputação da perna esquerda.

Para realizar o tratamento de reabilitação, ele conta com o apoio do Transporte Fora de Domicílio (TFD) da secretaria municipal de Saúde. Hoje, o município conta com 2.500 pessoas cadastradas no programa que com 15 veículos, entre vans, carros e transporte adaptado, realiza cerca de 1.200 atendimentos ao mês. Entre os pacientes atendidos, estão em sua maioria pessoas que fazem reabilitação, mas também conta com pacientes que realizam quimioterapia, diálise, radioterapia, entre outras especialidades em 15 clínicas e hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) de diversas cidades.

É o caso de Dionísio, que em 2012 bateu com a perna em um "gelo baiano" na calçada e abriu uma ferida que jamais cicatrizou. Em fevereiro de 2015 teve a perna amputada, momento de apreensão na vida do aposentado. "Minha cabeça ficou a mil, comecei a imaginar como seria minha nova vida mas hoje vejo que foi a melhor opção. Os últimos seis meses antes da amputação foram sacrificantes, de dor constante, não conseguia dormir deitado", explica.

A rotina de tratamento que inclui visitas ao psicólogo e fisioterapeuta duas vezes por semana, conta com exercícios para fortalecimento do quadril e treino para adaptação da prótese feita sob medida.

Hoje, na véspera do aniversário de 61 anos, que serão completados na próxima segunda-feira (2), o aposentado comemora. Segundo ele, não poderia ter presente melhor que a prótese que conseguiu através do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Esse é meu melhor presente. De muletas, quando está chovendo, não consigo descer a ladeira. Agora, com minha total independência, terei mais motivos para comemorar", conta.

O Transporte Fora de Domicílio funciona na Avenida Presidente Kennedy, 207 e atende no número 3856-0166.

São Gonçalo, 28/04/2016

Autor: Marcelle Correa