São Gonçalo, 18

de Dezembro de 2018

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

Acadêmicos do Universo campeã do carnaval gonçalense


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Em um clima tenso e com princípio de tumulto, a apuração do carnaval de São Gonçalo reuniu torcedores e representantes das 11 escolas de samba do município - sendo seis do Grupo A e cinco do Grupo B - no Clube Mauá, no bairro Estrela do Norte, na tarde desta quinta-feira, dia 19 de fevereiro. Com duas horas de atraso, os envelopes com as notas - que após o término do desfile ficaram sob responsabilidade da Guarda Municipal-- começaram a ser abertos às 17h.

Os ganhadores do estandarte de ouro foram anunciados e logo depois teve início a leitura das notas. Com 190,3 pontos, a Acadêmicos do Porto Novo - que ganhou dois estandartes, incluindo o de melhor escola de samba do Grupo B - foi a campeã do Grupo B, seguida pela Escola Arco-Íris do Boaçu, com 184,4 pontos.

Com o enredo "Em nome da paz e da sorte, amor e magia", a escola do Porto Novo se inspirou em Abraham Lincoln, que sonhou com a própria morte. O presidente da agremiação, o médico aposentado Carlos Alberto Almeida, 70 anos, permaneceu os últimos 45 dias que antecederam o carnaval dormindo no barracão da escola que preside. Dormindo no máximo quatro horas por dia, ele acordava às 8h e só parava de trabalhar às 5h. Com 19 horas ininterruptas de trabalho, Carlos Alberto é, além de presidente, carnavalesco e autor do enredo da escola.

"Queríamos enfatizar a importância do sonho. Hoje as pessoas estão voltadas a correr atrás da sorte e elas devem levar os sonhos a sério", enfatizou Carlão, que há 40 anos participa do carnaval de São Gonçalo.

A Acadêmicos do Porto Novo levou 370 componentes para a avenida e três carros alegóricos: sendo um pede passagem, um abre alas e um principal.

Já a campeã do Grupo A foi a Acadêmicos do Universo, com 192,2 pontos. Com uma escultura de três metros de altura de Padre Cícero - que chegou a quatro na avenida -, representando as festas nordestinas, a escola de samba do Gradim falou sobre as tradicionais comemorações brasileiras. Com o enredo "A Universo faz a festa na avenida", a agremiação levou inclusive para o desfile o churrasquinho na laje.

O carro abre-alas simulava um barraco, onde era realizado um churrasco na parte alta. Em frente, uma festa de casamento. Encerrando o desfile, um carro trará Iemanjá, simbolizando o revéillon, que é a primeira festa do ano.

"Foram três meses direto de mão na massa, e desde julho do ano passado estávamos envolvidos com os preparativos para o carnaval deste ano", revelou o diretor financeiro da escola, Adriano Farias, 40, que é policial e há oito anos participa da folia gonçalense.

A Acadêmicos do Universo - que ganhou dois estandartes de ouro, com a melhor bateria e melhor enredo - levou 400 componentes para a avenida, três carros alegóricos e um quadripé. Em segundo lugar, com 192,1 pontos, ficou a Escola de Samba Caprichosos de São Gonçalo - que foi a vencedora do estandarte de ouro de melhor escola do Grupo A.

Agentes da Guarda Municipal foram chamados para garantir a segurança dos presentes no evento e apesar de um princípio de confusão, nenhum incidente foi registrado. As escolas que haviam perdido ponto por atraso acabaram não sofrendo as penalidades. A decisão foi tomada por conta da chuva que caiu durante o desfile.

São Gonçalo, 19/02/2015

Fonte: Ascom

Autor: Roberta Trindade

Foto: Sandro Nascimento

Número de acesso(s) : 1305

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Semimd auxilia em empregabilidade a jovem do Jardim Catarina;

Colheita de Horta Ecológica agita CRAS de Santa Izabel.;

Força-tarefa de limpeza urbana recolhe 900 toneladas de lixo;

Rua do Anaia recebe pavimentação;

Odontomóvel realiza atendimento no Centro Pop;

Transporte Fora de Domicílio atende 1.200 pacientes ao mês;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min