de Janeiro de 2019

Boêmios do Jardim Catarina é a campeã

A Escola de Samba Boêmios do Jardim Catarina foi a grande campeã do Grupo A de São Gonçalo. A agremiação, que apresentou o enredo “Cubango, me inspirei em Ti para Refletir as Suas Glórias” e alcançou 194,3 pontos volta a desfilar na avenida do samba, no bairro do Patronato, no próximo domingo (09/03), a partir das 20 horas. No Grupo B, com 97,4 pontos, venceu o GRES Caprichosos de São Gonçalo, que também irá se apresentar no domingo. Além das agremiações campeãs da cidade, a Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, que é o orgulho e paixão de São Gonçalo, encerra o evento.

A campeã do Grupo A do carnaval de São Gonçalo, além do troféu, irá receber R$ 15 mil, enquanto a segunda colocada, GRES Mocidade Unidos do Marimbondo ganhará R$ 7,5 mil. Paralelamente, a campeã do Grupo B receberá R$ 7,5 mil e a segunda colocada GRES Acadêmicos do Porto Novo receberá a premiação de R$ 3 mil. As premiações serão feitas durante o desfile deste domingo.

Com doze anos de existência, a Boêmios do Jardim Catarina levou para a avenida cerca de 500 componentes que homenagearam a co-irmã niteroiense Acadêmicos do Cubango, que ficou em quinto lugar na séria A do carnaval carioca. "Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos apresentar um carnaval de qualidade para a população gonçalense", disse Januir Vieira Vargas, presidente da agremiação.

Além dos desfiles das escolas de samba, o público também curtiu e, bastante, a apresentação de três tradicionais blocos cariocas: Suvaco do Cristo, Simpatia é Quase Amor e Cordão da Bola Preta. A bateria da Unidos do Porto da Pedra também animou os foliões na terça-feira de carnaval. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 80 mil pessoas passaram pela passarela do samba, montada na Rua Francisco Portela, no bairro do Patronato.

Na passarela do samba, além de dois amplos palcos, a Prefeitura de São Gonçalo instalou banheiros químicos, tenda de identificação para crianças e uma área para atendimento de emergência, com médicos, enfermeiros e ambulâncias. Policiais militares, guardas municipais e pessoal de apoio, contratado pelo governo municipal, garantiram a segurança dos foliões. Fiscais dos departamentos de Fiscalização de Posturas e de Ordem Pública também deram total apoio ao evento.

São Gonçalo, 06/03/2014

Autor: Alex Alves