de Junho de 2019

Semana Nacional do doador de sangue

Doar sangue é um ato de amor que salva muitas vidas. Na próxima segunda-feira (25.11) é comemorado o Dia Nacional do Doador de sangue e o Hemonúcleo do município de São Gonçalo está realizando a campanha para estimular a população à prática da doação de sangue na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que vai do dia 25 até 29 de novembro. A necessidade de sangue é constante, já que transfusões de sangue fazem a diferença para centenas de pacientes diariamente. A doação de cerca de 400 ml realizada por um voluntário pode salvar até cinco vidas, já que todo sangue é separado em diferentes componentes, como hemácias, plasma e plaquetas. Hoje, o município recebe cerca de 25 doações por dia, quando a média ideal seria de 40 doadores, já que o sangue fica à disposição de todos os hospitais da rede pública municipal e das clínicas conveniadas ao Sus. Somente o Complexo Hospitalar Luiz Palmier utiliza por mês, cerca de 300 bolsas de sangue.

"Não temos um estoque estratégico devido à baixa procura por doadores. As pessoas devem ter a consciência de que elas devem ter um papel social de ajudar o próximo. A doação é um ato de solidariedade e de humanismo de dar vida a outro ser humano, já que você não conhece o receptor", disse o coordenador do Hemonúcleo, João Carlos Leão Pereira.

O processo para realizar a doação é simples. O voluntário realiza um cadastro, passa por uma triagem clínica com uma entrevista, verifica a pressão arterial e realiza o teste de anemia para saber se está apto para realizar a coleta, onde é retirado cerca de 400 ml de sangue que é coletado em uma bolsa estéril por aproximadamente 10 minutos. Após a doação, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. Somente após o resultado dos exames, o sangue é liberado para que seja doado em segurança.

Para ser doador é preciso estar bem de saúde, pesar 50 kg ou mais, ter entre 16 e 67 anos de idade, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos, não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Posto de Saúde Washington Luiz, Zé Garoto, São Gonçalo. O horário de doação é de 2ª à 6ª feira das 7h às 12h. Contato: 2605-6047

São Gonçalo, 21/11/2013

Fonte: Semsa