São Gonçalo, 25

de Junho de 2019

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

Semana Nacional do doador de sangue


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Doar sangue é um ato de amor que salva muitas vidas. Na próxima segunda-feira (25.11) é comemorado o Dia Nacional do Doador de sangue e o Hemonúcleo do município de São Gonçalo está realizando a campanha para estimular a população à prática da doação de sangue na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que vai do dia 25 até 29 de novembro. A necessidade de sangue é constante, já que transfusões de sangue fazem a diferença para centenas de pacientes diariamente. A doação de cerca de 400 ml realizada por um voluntário pode salvar até cinco vidas, já que todo sangue é separado em diferentes componentes, como hemácias, plasma e plaquetas. Hoje, o município recebe cerca de 25 doações por dia, quando a média ideal seria de 40 doadores, já que o sangue fica à disposição de todos os hospitais da rede pública municipal e das clínicas conveniadas ao Sus. Somente o Complexo Hospitalar Luiz Palmier utiliza por mês, cerca de 300 bolsas de sangue.

"Não temos um estoque estratégico devido à baixa procura por doadores. As pessoas devem ter a consciência de que elas devem ter um papel social de ajudar o próximo. A doação é um ato de solidariedade e de humanismo de dar vida a outro ser humano, já que você não conhece o receptor", disse o coordenador do Hemonúcleo, João Carlos Leão Pereira.

O processo para realizar a doação é simples. O voluntário realiza um cadastro, passa por uma triagem clínica com uma entrevista, verifica a pressão arterial e realiza o teste de anemia para saber se está apto para realizar a coleta, onde é retirado cerca de 400 ml de sangue que é coletado em uma bolsa estéril por aproximadamente 10 minutos. Após a doação, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. Somente após o resultado dos exames, o sangue é liberado para que seja doado em segurança.

Para ser doador é preciso estar bem de saúde, pesar 50 kg ou mais, ter entre 16 e 67 anos de idade, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos, não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Posto de Saúde Washington Luiz, Zé Garoto, São Gonçalo. O horário de doação é de 2ª à 6ª feira das 7h às 12h. Contato: 2605-6047


São Gonçalo, 21/11/2013

Fonte: Semsa

Autor: Marcelle Corrêa

Foto: Divulgação

Número de acesso(s) : 1131

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Vigilância Ambiental realiza ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;

Policiais da DEAM e 72ª DP são imunizados contra a gripe;

Espaço Rosa incentiva a doação de cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer;

Programa de saúde do idoso realiza ação de conscientização no São Gonçalo Shopping;

Centro Dia do Idoso celebra Dia de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa;

SG estende vacina da gripe para toda população;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min