de Junho de 2019

Homenagens a Zumbi em São Gonçalo

Clique na imagem para ver a foto ampliada.
Durante os dias 22 e 23 de novembro, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), irá promover atividades em homenagens a Zumbi dos Palmares. Serão realizadas palestras, debates, exposições e apresentações com diversos grupos de capoeira. As ações serão realizadas no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) e na Praça do Zé Garoto (Estephânia de Carvalho). A entrada é gratuita.

No primeiro dia (22), será realizado um debate sobre a Lei Nº 10.639/2003, que estabelece o ensino da História da África e da Cultura afro-brasileira nos sistemas de ensino. O texto ressalta a importância do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação. A partir das 18h.

"A lei orienta, ampla e claramente, as instituições educacionais quanto às suas atribuições. Mas essa questão ainda não está universalizada. Do ponto de vista cultural, enxergamos ser necessário fortalecer e institucionalizar essas orientações", explica o secretário de Turismo e Cultura, Michel Portugal.

Dando continuidade à programação, a Praça do Zé Garoto será palco das homenagens a Zumbi dos Palmares, no dia 23. Apresentação e oficinas de capoeira, artesanatos, exposições e reconhecimento aos mestres de capoeira da Liga Gonçalense de Capoeira integram as atividades, a partir das 16h.

"O prefeito Neilton Mulim nos deu autonomia para atender todas as classes, independente de cor, credo ou raça. Compartilhamos a ideia de que toda cultura deve ser valorizada, pois está ligada às raízes de um povo. Zumbi é um desses exemplos. Um negro que fez história lutando contra a covardia de uma classe dominante. É uma parte do passado do Brasil que representa milhões de brasileiros e gonçalenses, e nunca deve ser esquecida", afirma Michel Portugal.

Dia 4/12 – Ainda dentro das homenagens a Zumbi, no início de dezembro, o Lavourão vai receber o Seminário de Cultura Popular e Afrodescendência, onde serão reunidos representantes de entidades ligadas à cultura afro, estudiosos e pesquisadores para discutir pontos inerentes ao tema. O evento – mais uma realização da prefeitura, através da SMTC – será aberto ao público e terá entrada gratuita, das 14h às 18h.

SERVIÇO:

Dia 22:

Local: Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão).
End.: Av. Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte.
Horário: a partir das 18h.

Dia 23:

Local: Praça do Zé Garoto.
End.: Esquina das ruas Cel. Serrado e Cel. Moreira César, Centro.
Horário: a partir das 16h.
Informações: 2199-6521.

São Gonçalo, 18/11/2013