São Gonçalo, 19

de Fevereiro de 2020

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

São Gonçalo comemora 11ª edição do "Presente de Iemanjá"


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
A Praia das Pedrinhas foi palco da 11ª Edição da festa Presente de Iemanjá, expressão religiosa das matrizes africanas, que foi realizado no último domingo (9/02), durante todo o dia. Neste ano, duas iniciativas fortaleceram ainda mais o movimento em São Gonçalo.

As boas notícias apresentadas ressaltam o reconhecimento do Presente de Iemanjá como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa cidade de São Gonçalo, através da Lei 1022/2019, de autoria do vereador Alexandre Gomes, sancionada pelo prefeito José Luiz Nanci; e a informação de que o Governo do Estado vai incluir o “Presente" na previsão orçamentária a partir do próximo ano.

“Entendemos que toda manifestação religiosa deve ser respeitada e por isso estamos presentes e apoiando todos os eventos de cunho religioso. O Estado é laico, e o governo defende o direito de todos”, garante Sandro Capadócia, assessor especial da Secretaria de Estado de Turismo.

A iniciativa tem como marcas, além do cunho religioso, a conscientização ecológica, o estímulo à economia criativa e a diversidade gastronômica oferecida ao público. O projeto é realizado pela Comissão de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, liderada por Mãe Márcia D`Oxum, com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esportes e Lazer de São Gonçalo (FAESG).

“Estamos todos muito felizes neste ano, devido ao reconhecimento promovido pela nova lei municipal, a primeira do país a reconhecer esse movimento religioso; e também pelo comunicado surpresa feito pelo Sandro, da Secretaria de Turismo do Estado”, diz Mãe Márcia.

Presente no evento, o prefeito José Luiz Nanci destacou a importância de apoiar o projeto. “É uma celebração de fé repleta de valores culturais e sociais, que fortalecem sentimentos como respeito, paz e amor ao próximo”, avaliou o prefeito, que recebeu menção honrosa da comissão organizadora do evento.

“Fico muito satisfeito em poder fazer parte dessa história e presenciar o crescimento e a valorização do Presente de Iemanjá ao longo de mais de uma década”, afirma o secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro, que apoia a iniciativa desde a sua criação.

São Gonçalo, 10/02/2020

Fonte: Ascom / SMTC

Foto: Lucas Alvarenga

Número de acesso(s) : 508

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Feira Nordestina e centro de lazer abertos durante o Carnaval;

Estão abertos os pedidos de ocupação para o Teatro Carequinha;

Banda do Zé Garoto vai agitar espaço público no próximo sábado;

Clássicos do forró e muito arrasta-pé no fim de semana;

Momentos eternizados em pinturas;

"Achados Criativos" na Casa das Artes;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min