de Fevereiro de 2020

Vila Encantada de Natal reuniu centenas de famílias em São Gonçalo

Nem o forte calor de mais de 40 graus da última terça-feira (17/12) foi capaz de ofuscar a verdadeira magia do Natal. A extensa programação da "Vila Encantada", que se estendeu das 9h às 21h, contou com a parceria e apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG). O prefeito José Luiz Nanci marcou presença e também se encantou com o evento, realizado no Centro Cultural Joaquim Lavoura, que teve todas as atividades gratuitas.

A lista de atividades começou cedo, às 9h, com oficinas de enfeites natalinos e brinquedos sustentáveis; e de canto & coral. Um grande Globo de Neve fez os olhos das crianças brilharem com intensidade. Simulando a queda de flocos de neve, o espaço foi aberto às crianças e aos adultos, que também foram surpreendidos pela superprodução.

“Estou muito feliz de estar participando desse evento. As crianças estão amando e nós também. Está promovendo um ambiente de fraternidade, alegria e tranquilidade. Tudo a ver com o Natal. Parabéns a todos os realizadores desta iniciativa tão significativa”, declarou a profissional de educação física Ana Rimes, enquanto acompanhava a filha Lorena, de 4 anos, no globo de neve.

Ao cair da noite duas atrações entraram em cena e elevaram ainda mais o nível da programação: a primeira foi a exibição do filme “Olaf – em uma aventura congelante” (curta-metragem - Disney), seguida da encenação do espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”, que emociona o público por onde passa.

Na história, Papai Noel decide cancelar o Natal, pois as crianças já não acreditam mais no espírito natalino. Inconformados, os símbolos de Natal: Duende, Estrela, Árvore e Boneco de Neve, vão bolar um plano para trazer de volta a magia natalina e fazer deste Natal o mais especial de todos os tempos.

O espetáculo teve efeitos especiais surpreendentes e cenário produzido com animações interativas. Tanto o filme quanto o espetáculo teatral contaram com tradução em libras e audiodescrição.

A professora Amanda Guimarães também levou os filhos, um casal de 4 e 5 anos, ao evento. Eles participaram da oficina de enfeites e brinquedos sustentáveis. “Muito boa essa iniciativa. Todos estamos adorando. São Gonçalo precisa de mais programações assim. Cultura, educação e informação são indispensáveis para uma sociedade evoluir”, opina Amanda.

Idealizado e produzido pela Universus, o projeto conta com o patrocínio da Enel e do Governo do Estado do RJ, Secretaria de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de incentivo à Cultura, além do apoio das prefeituras onde é realizado. Neste ano, 10 municípios do Estado do Rio receberam a Vila Encantada de Natal.

“É muito importante oferecer esse tipo de evento, que estimula a uma convivência produtiva, além de cultura, às famílias. Estou muito feliz por termos ganhado a possibilidade de promover isso para a população”, disse o prefeito José Luiz Nanci.

A megaestrutura oferecida ao público foi montada em frente ao Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), sede da SMTC e da FAESG, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte.

Para o secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro, “poder ver jovens e adultos tão felizes e vibrando durante todo o evento ressalta o verdadeiro sentido do trabalho de toda equipe envolvida no evento”. O subsecretário de Cultura, Giovani Raio de Sol, também esteve presente.

São Gonçalo, 18/12/2019

Fonte: Ascom / SMTC