São Gonçalo, 19

de Fevereiro de 2020

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

Terceira edição da “Vila Encantada de Natal” trará Papai Noel e sua turma para São Gonçalo


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
No próximo dia 17 de dezembro, chegará em São Gonçalo a terceira edição do evento itinerante Vila Encantada de Natal. Apresentado pela Enel e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto carrega consigo toda a magia e significado desta data tão importante. A realização conta com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG). Toda a programação do evento será realizada em frente ao Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), onde a entrada será franca e a classificação etária livre.

Neste ano, além de São Gonçalo, outros nove municípios do estado terão extensa programação, com oficinas de enfeites natalinos e brinquedos sustentáveis, oficinas de canto & coral, espetáculo teatral e cinema. Em sua terceira edição no Rio de Janeiro, o evento produz muita magia para tocar os corações das pessoas, resgatando, por meio da tradição natalina, os valores humanos mais essenciais, como o amor, a fraternidade, a esperança.

A programação começa a partir das 9h e se estenderá até as 21h. Na lista de oficinas que serão oferecidas estão canto & coral, enfeites natalinos e de brinquedos sustentáveis, produzidos com material reciclável. Em 2018, o evento recolheu meia tonelada de material pet, através do grupo Reciclação, do Morro dos Prazeres, que também ministra as oficinas. Os participantes da oficina de canto & coral, ministrada por professoras da Escola de Música da Rocinha, serão convidados a subir ao palco no início da noite, para encantar a todos com um breve recital de Natal. Para participar das oficinas de Natal nos municípios por onde a caravana vai passar, é só chegar cedo para garantir o seu lugar.

Na parte da tarde, a programação começa com um globo de neve gigante, a exibição do filme “Olaf – em uma aventura congelante” (curta-metragem, Disney) e a tão esperada encenação do espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”, que emociona o público com os personagens: Papai Noel (Beto Vandesteen); Árvore de Natal (Paula Frascari); Duende (Luis Fernando Bruno); Estrela (Nady Oliveira); Boneco de Neve (Luiz Borges). O espetáculo conta com efeitos especiais surpreendentes e cenário produzido com animações interativas, transformando a carreta palco em um grande acontecimento nas localidades onde se instala. Tanto o filme quanto o espetáculo teatral contarão com tradução em Libras e Audiodescrição.

“Todo o plano pedagógico para construção das atividades da Vila Encantada de Natal, desde o planejamento até a sua execução, se baseia em quatro pilares: arte e cultura, sustentabilidade, educação ambiental e acessibilidade. Materializamos isso através de conteúdos que contribuam para a realização de um evento inspirador, socialmente justo e ecologicamente correto. Esse ano levaremos arte e cultura de forma ainda mais acessível, garantindo audiodescrição e interpretação de libras. Sabemos da nossa responsabilidade de criar condições para que todas as pessoas possam ter acesso à experiência de celebração de uma tradição universal como o Natal. O acesso é garantido a todos os grupos e classes sociais”, destaca Priscylla Mesquita, diretora geral do evento.

Sinopse do espetáculo “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”: Papai Noel decide cancelar o Natal, pois as crianças já não acreditam mais no espírito natalino. Inconformados, os símbolos de Natal: Duende, Estrela, Árvore e Boneco de Neve, vão bolar um plano para trazer de volta a magia natalina e fazer deste Natal o mais especial de todos os tempos.

Programação:

9h às 12h: *Oficina de Arte da Vila:

Sala 1 - Enfeites Natalinos e Brinquedos Sustentáveis;

Sala 2 - Canto & Coral.

14h às 17h: *Oficina de Arte da Vila:

Sala 1 - Enfeites Natalinos e Brinquedos Sustentáveis;

Sala 2 - Canto & Coral.

A partir das 17h: Atração: Globo de Neve Gigante

18h: **Cinema de Natal: Olaf em uma nova aventura congelante

19h: Apresentação Canto Coral

20h: **Espetáculo teatral: Vila Encantada de Natal – A magia que ilumina

21h: Encerramento do Evento

*Inscrições gratuitas, por ordem de chegada. Com limitação de até 30 participantes por oficina. As oficinas acontecerão em dois horários: 9h às 12h e 14h às 17h.

O Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) fica na Avenida Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte, em São Gonçalo, e oferece fácil acesso.

São Gonçalo, 16/12/2019

Fonte: Ascom / SMTC

Número de acesso(s) : 542

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Feira Nordestina e centro de lazer abertos durante o Carnaval;

Estão abertos os pedidos de ocupação para o Teatro Carequinha;

Banda do Zé Garoto vai agitar espaço público no próximo sábado;

Clássicos do forró e muito arrasta-pé no fim de semana;

Momentos eternizados em pinturas;

"Achados Criativos" na Casa das Artes;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min