Lista de matrículas será divulgada

Quem se inscreveu na pré-matrícula da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2014, deverá ficar atento à próxima etapa do calendário. A listagem dos alunos aprovados será divulgada amanhã (10/01), no portal da Prefeitura (www.pmsg.rj.gov.br), e na segunda-feira (13/01), na secretaria de Educação de São Gonçalo e nos murais de todas as escolas municipais. A listagem será organizada por ordem alfabética, informando a escola, bairro situado e turno que o aluno irá estudar. Vale lembrar que a secretaria de Educação conseguiu alocar 93% dos candidatos na primeira opção desejada, conforme informado pelos próprios alunos e responsáveis no momento da pré-matrícula online. Em seguida, começará a segunda etapa do processo de inscrição. Já na próxima segunda-feira, os pais e responsáveis deverão efetivar a matrícula dos alunos de forma presencial, direto na secretaria da escola municipal que o candidato irá estudar, das 9h às 17h e das 18h às 21h (para alunos da Educação de Jovens e Adultos). O prazo final para efetivação presencial da matrícula é até o dia 24 de janeiro. É importante ressaltar que, caso o responsável não realize a matrícula no período determinado, perderá o direito a vaga, devendo procurar nova oportunidade na última fase, que começará no dia 27 de janeiro, direto nas escolas. Neste momento, a secretaria de Educação irá divulgar nova listagem com as vagas restantes que ainda não foram preenchidas. De acordo com o subsecretário de Ensino e Apoio Pedagógico, Jarbas Leonel, o objetivo de garantir a proximidade na alocação dos alunos foi alcançado. A meta agora é fazer com que todos os candidatos com necessidades educacionais especiais sejam matriculados. "Os alunos com necessidades especiais que não aparecerem nessa primeira listagem não precisam se preocupar. A Coordenação de Educação Especial da secretaria irá entrevistar cada um, individualmente, para poder realizar a avaliação, garantindo todos os cuidados que cada um precisa e providenciando sua alocação", afirmou. Documentação A secretaria de Educação informa que, no ato da matrícula, deverão ser apresentados os seguintes documentos: - Certidão de nascimento (original e cópia); - Três fotos 3x4; - Histórico escolar ou declaração de escolaridade; - Comprovante de residência (original e cópia); - Carteira de vacinação e fator RH (para alunos da educação infantil); - Carteira de identidade e CPF do responsável (original e cópia); - Carteira de identidade e CPF do aluno (original e cópia), não obrigatório; - Carteira de identidade e certificado de reservista (para maiores de 18 anos); - Laudo médico com código de doença (para pessoas com deficiência).
São Gonçalo, 09/01/2014
Fonte: Ascom
Autor: Aaron César
Foto: Divulgação