Início > Desenvolvimento Econômico > Servidores da Casa do Empreendedor participam de encontro de capacitação

Servidores da Casa do Empreendedor participam de encontro de capacitação

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/05/2017

Proposto pelo prefeito José Luiz Nanci em seu plano de governo, a Casa do Empreendedor, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, aberta aos micro e grandes empresários de São Gonçalo, já está a todo vapor. As reuniões de capacitação e alinhamento de informações que são repassadas aos cidadãos, estão sendo feitas em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em nove encontros. O primeiro foi realizado na manhã desta terça-feira, 16/05, na sede do próprio empreendimento.

A Casa do Empreendedor funciona no centro de São Gonçalo, próximo a pontos bem conhecidos, como a Igreja Matriz e a Prefeitura, e é um ambiente de formalização e regularização de empresas do município, onde diversas secretarias trabalham em conjunto, possibilitando a integração física desses órgãos e a rapidez na abertura de empresas.

Segundo Evanildo Barreto, secretário da pasta, o treinamento para os servidores que trabalham no atendimento direto é de suma importância, visto que o sistema é interligado, facilitando tanto para os contribuintes que procurarem o serviço, como a prefeitura, que irá ganhar agilidade nos processos.

“O nosso maior objetivo é nos aproximar das pessoas. Conseguimos montar um ambiente acessível, no centro da cidade, para que as pessoas tenham referência de como a Prefeitura e a secretaria podem ajudá-las a abrir seu próprio negócio. Devido a grande taxa de desemprego no país, as pessoas hoje estão buscando alternativas para burlar a crise e muitos encontram no seu próprio negócio a oportunidade de mudar a vida, auxiliando também no aquecimento da economia local”, explicou.

O município também irá revisar, junto com a Câmara Municipal, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, colocando a legislação de apoio às micro e pequenas empresas como foco para seu desenvolvimento. A aplicação da Lei Geral serve para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial e econômico. As práticas compreendem diversos benefícios, como a desburocratização de procedimentos licitatórios, desoneração de custos, atendimento diferenciado, incentivo à inovação e facilidades no registro da empresa.

A técnica de Apoio Especializado da Secretaria de Fazenda, Rosimar Cóquero, é uma das pessoas que atendem os empresários que buscam os serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor. O setor representado pela Fazenda, por exemplo, pode emitir o alvará que o empresário solicita na Casa do Empreendedor, dando também a possibilidade de emití-lo pela internet posteriormente.

“A nossa expectativa é dar agilidade aos processos, muitas vezes demorados e burocráticos, eliminando as pendências e facilitando a expedição do alvará. Trabalhando em conjunto com outros órgãos e secretarias, podemos agilizar etapas fundamentais para a regularização das micro e grandes empresas de São Gonçalo”, conclui Rosimar.

Além do Sebrae, que estará na Casa do Empreendedor prestando consultorias para os novos e antigos empresários, e a Secretaria de Fazenda, também estão integradas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além da Vigilância Sanitária e da Junta Comercial, que tem a possibilidade de avaliar o Contrato Social na hora.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content