notícia

São Gonçalo esquenta os tamborins para o carnaval 2013

Faltando quatro dias para o carnaval, São Gonçalo acerta os últimos detalhes para uma festa com muita segurança e animação. Em 33 bairros, a folia está garantida e as ruas já ganham um colorido todo especial por conta da decoração carnavalesca. Palcos, grades e banheiros químicos também já começam a ser instalados nos pontos da folia. Além do carnaval nos bairros e desfile de vários blocos, a festa de momo conta ainda com o desfile das escolas de samba da séria A, B e escola mirim. Durante os dias de festa, a rua Dr. Francisco Portela, no Paraíso, uma das principais vias da cidade, se transforma na avenida do samba gonçalense. No local se apresentam 13 agremiações que contam as mais diferentes histórias em busca do campeonato. No sábado (09/02), a partir das 18h, as escolas do grupo de acesso iniciam os desfiles. A primeira a se apresentar será a União de Nova Grécia, representante da comunidade de Tribobó. A agremiação traz o tema "Tá na hora da gente brincar, a esperança renasce no olhar da criança", que relembra a infância na avenida. Durante o desfile da verde e branca não vão faltar os doces, as brincadeiras e os principais contos infantis. Logo após é a vez da água banhar a avenida com a entrada da Unidos do Marimbondo, que tem como enredo: "Água: elemento essencial e fonte de vida". Uma das mais tradicionais agremiações do carnaval gonçalense e com nove títulos no currículo, a tricolor (vermelha, azul e branca) estava afastada dos desfiles há 12 anos e promete voltar com força total. Quem assina o enredo deste ano é o carnavalesco Índio Garcia. A terceira a desfilar no primeiro dia de carnaval é a agremiação Unidos do Barba. A escola que em 2012 foi a vice-campeã do grupo de acesso, este ano vem em busca do título para fazer parte do grupo A em 2014. Para realizar o sonho, a vermelha e branca de Marambaia homenageia o carnavalesco Paulo Barros com o enredo: "Paulo Barros: no nosso carnaval, uma estrela que não vai se apagar". O Grêmio Recreativo Escola de Samba Urubu Rei traz para a avenida "Rio, Samba, Carnaval e Futebol". A escola formada por moradores do bairro Palmeiras é uma homenagem a torcida do Flamengo. Os músicos da banda "Mamonas Assassinas" também serão relembrados no carnaval 2013. A história do grupo é o enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Porto Novo. A última escola a desfilar pelo grupo de acesso é a Alegria de Guaxindiba com: "Saúde e qualidade de vida, uma questão de investimento, prevenção , consciência e educação". Na terça-feira de carnaval (12/02) desfilam as escolas do grupo especial. A primeira escola a desfilar é a campeã do grupo de acesso em 2012, a Arco Íris do Boassú. A agremiação traz o carnaval dos carnavais com: "Brilha o arco-íris no carnaval dos carnavais". A acadêmicos do Universo, situada no Gradim, busca seu terceiro título no grupo especial (campeã em 2010 e 2011). Para alcançar o objetivo, a agremiação aposta na história do Dj Marlboro, artista gonçalense considerado um dos ícones do funk carioca. O interprete da escola é o Leonardo Bessa, que já esteve em grandes escolas do carnaval carioca. A terceira a desfilar é a Pingo D´água, agremiação fundada por funcionários da Cedae. A escola traz : "No meu samba, uma grande mulher guerreira: Regina Celia, dama do Salgueiro" Quem assina o enredo da azul e branca do Boassú é o carnavalesco Yan Sollis, que está na escola desde 2010. "Na caixa do quarenta, a cabeça esquenta e no samba arrebenta: a caixa de fósforo" é com o enredo, assinado por Marcos de Castro, que a Acadêmicos do Jardim Miriambi busca seu campeonato. A águia de São Gonçalo traz para a avenida a caixa de fósforo e promete surpresas. A Guarda Municipal será homenageada em seu 75º aniversário e, é o enredo da Caprichosos de São Gonçalo: " 75 anos de trabalho e disciplina: parabéns à Guarda Municipal". A tradicional escola, que antes se chamava Caprichosos do Bairro Antonina foi vice-campeã nos últimos três anos e vai fazer de tudo para se tornar a campeã de 2013. A penúltima agremiação a se apresentar é a Boêmios do Jardim Catarina e para o desfile deste ano traz as belezas e encantos de Bom Jesus do Itabapoana. A escola fundada em 2001 tem como carnavalesco Ueli. O interprete é o Marcos Simpatia. Encerrando os desfiles, a campeã de 2012, Unidos do Salgueiro quer conquistar o bicampeonato com "Samba, esporte e lazer". A escola campeã do carnaval gonçalense 2013 será conhecida no dia 14 de fevereiro. A apuração das notas das agremiações tanto do grupo de acesso, quanto do grupo especial acontecem no Clube Esportivo Mauá, no Centro. No dia 17 de fevereiro será realizado o desfile das campeãs com abertura da Escola Mirim Construindo sonhos, do Porto Novo. A Porto da Pedra, escola que desfila pelo grupo de acesso do carnaval carioca encerra as apresentações.